A Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas, em Braga, já deu o pontapé de saída na oferta de consultas de psicologia gratuitas para os moradores. Esta iniciativa visa proporcionar apoio psicológico acessível à comunidade, ajudando os moradores a lidar com questões emocionais e mentais.
Segundo os responsáveis pela Associação de Moradores, “esta iniciativa era muito aguardada por todos, quer direção quer moradores, pois temos a nossa aposta cada vez mais forte em promover o bem-estar da nossa comunidade e ao mesmo tempo estamos à procura de reduzir as barreiras de acesso a cuidados de saúde mental”.
As consultas são conduzidas por Patrícia Ferreira, psicóloga com larga experiência na área social, que já está no terreno a trabalhar, e agradece “aos responsáveis pelo projeto ter sido a escolhida para trabalhar junto dos moradores de um dos melhores bairros de Braga, e estou certa que juntos iremos melhorar a qualidade de vida dos moradores”.
Os serviços oferecidos abrangem uma variedade de áreas, incluindo aconselhamento individual, terapia familiar e de casal, gestão de stress, ansiedade e depressão, entre outros, e é aberta a todas as idades.
“O dia 23 de março de 2024 ficará para sempre marcado nas páginas mais bonitas do Bairro das Andorinhas, pois é a primeira vez que conseguimos oferecer um psicólogo para os moradores”, acrescentou João Ricardo Silva, coordenador do projeto ‘Viva às Andorinhas’.
É da segunda edição deste projeto que surge mais esta atividade do programa ‘Viva o Bairro’, que é financiado pela BragaHabit com o apoio do Município de Braga, e que decorre até ao final de dezembro no Bairro das Andorinhas.