Terça-feira, Outubro 26, 2021
13.6 C
Braga
InícioBragaBraga: LIVRE manifesta “preocupação com situação das Convertidas e 1º Maio"

Braga: LIVRE manifesta “preocupação com situação das Convertidas e 1º Maio”

© LIVRE

Teresa Mota, candidata do LIVRE à Câmara Municipal de Braga, e outros elementos das listas às próximas eleições autárquicas, reuniram com Teresa Barbosa e Manuel Sarmento, representantes da ASPA. No decorrer da conversa, a candidata tomou conhecimento das principais preocupações da associação no que respeita “tanto ao património cultural como natural do município” e constatou que “nesta área, os interesses do privado se sobrepõem quase sempre ao interesse público”.

A candidata destacou da conversa “as ameaças a património tão significativo e já classificado como o Recolhimento das Convertidas e o Estádio 1º de Maio. No primeiro caso, a autorização dada para construção de um hotel de elevada volumetria na área contígua ao imóvel classificado coloca em causa não apenas a delicada estrutura do mesmo como faz temer a degradação da sua Zona Especial de Proteção e de outras similares com que se cruza no local. A falta de conhecimento da realização de estudos geológicos, geofísicos e outros prévios faz prever o pior”. Já no que respeita ao Estádio 1º de Maio, a candidata salienta “que é notório o abandono a que tem sido votado pelo executivo municipal, ao mesmo tempo que se avolumam as dúvidas sobre o seu destino” que, no entender da candidata, “só pode passar pela sua efetiva salvaguarda e valorização enquanto Monumento de Interesse Público”.

A ASPA destacou questões que Teresa Mota considera “da maior relevância na salvaguarda do património cultural e natural do município” e que constam enquanto medidas do programa eleitoral do LIVRE às próximas eleições autárquicas, como “a identificação e cadastro do edificado urbano e rural significativo; a realização de estudos geológicos e arqueológicos sempre que haja intervenções que se situam em zonas históricas ou na área de imóveis de interesse patrimonial; a criação de um Regulamento de Gestão do Arvoredo Municipal”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS