Quarta-feira, Maio 29, 2024
20.5 C
Braga
BragaBraga integrou comitiva que visitou Vigo para partilhar boas práticas de gestão...

Braga integrou comitiva que visitou Vigo para partilhar boas práticas de gestão municipal de trânsito

© CM Braga

Braga integrou uma comitiva de decisores políticos e técnicos de quatro concelhos da região Norte, do Quadrilátero e das Comunidades Intermunicipais do Cávado e do Ave, que se deslocou a Vigo para partilhar boas práticas de gestão municipal de trânsito e observar o funcionamento do programa IN2CCAM – projeto pioneiro financiado pela União Europeia do qual Vigo é parte integrante.

Durante a visita, a comitiva contactou com as tecnologias que esta cidade espanhola utiliza para gerir a mobilidade e regular o trânsito. O sistema baseia-se na troca constante de informação e dados para melhorar a mobilidade urbana.

O IN2CCAM, que tem em Vigo um dos seus “laboratórios vivos”, tem a duração de três anos, período em que está a decorrer a recolha e sistematização da experiência dos utilizadores e da informação de trânsito, permitindo desenvolver estratégias de gestão em vias urbanas e formas de controlo da mobilidade.

Olga Pereira, vereadora do Município de Braga, esteve presente durante esta visita e referiu que Braga está a seguir um caminho semelhante de utilizar a tecnologia na área da mobilidade.

“Esta é uma excelente oportunidade de conhecermos o que outras cidades estão a fazer nesta matéria e quais as tendências para o futuro. Em Braga, temos já o Sistema de Informação em Tempo Real para Controlo de Tráfego Rodoviário, gerido a partir do Centro Coordenador de Transportes, e acreditamos que o caminho passa por criar uma cidade cada vez mais inteligente e baseada na recolha, partilha e processamento de informação”, afirmou.

No IN2CCAM participam outras 22 entidades de países como Alemanha, Itália, Finlândia, Bélgica, Turquia e Grécia. A visita desta comitiva foi acompanhada por Abel Caballero, alcaide de Vigo, e Patrícia Rodríguez Calviño, vereadora do trânsito desta cidade.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES