Quarta-feira, Abril 17, 2024
23.9 C
Braga
BragaBraga inaugura Centro de Escuta para ajudar pessoas que necessitam de ajuda

Braga inaugura Centro de Escuta para ajudar pessoas que necessitam de ajuda

© CM Braga

Decorreu, este sábado, a inauguração do Centro de Escuta e do Centro Interpretativo da Paróquia de São Bartolomeu de Tadim. O projeto foi realizado no âmbito do Orçamento Participativo de Braga, tendo recebido um financiamento do Município de 85 mil euros para a sua execução – valor ao qual se somou a contribuição da comunidade de Tadim.

De acordo com Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, este é um projeto “extraordinário que permite o reaproveitamento de um espaço que estava degradado e sem condições de serviço à comunidade”.

© CM Braga

“É uma obra que só foi possível realizar devido ao empenho de todos os envolvidos, ao espírito de comunidade deste território e à mobilização das pessoas com um objectivo comum. O espaço tem agora todas as condições para o funcionamento da paróquia e para a salvaguarda e visitação do património, somando-se a isto a valência da sala de escuta, que certamente irá ser um serviço bastante benéfico para quem está a passar por dificuldades”, referiu o autarca.

O projeto contempla uma área para preservação do património material e imaterial da comunidade desta freguesia, com uma zona museológica composta por um espólio de arte sacra, em especial alfaias litúrgicas e imagens religiosas policromadas dos séculos XVIII a XX, bem como um conjunto de peças arqueológicas e artefactos etnográficos relacionados com as actividades da comunidade de Tadim.

O objetivo passa por despertar e enquadrar os jovens na história dos seus antepassados, de modo a conhecerem o passado, usufruírem de uma formação cultural mais sólida e colaborarem na preservação desse mesmo património.

Foi construído também um Centro de Escuta, que visa acolher e auxiliar pessoas que atravessem momentos difíceis, como doenças, solidão, conflitos familiares ou crises de fé.

Para além disso, o espaço conta ainda com uma sala de espera, sacristia e cartório paroquial. A inauguração da obra inseriu-se nas festividades de São Bartolomeu e Santo António, que se realizam em Tadim ao longo deste fim-de-semana.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES