Sábado, Outubro 16, 2021
15.6 C
Braga
InícioBragaBraga: Gualtar volta a festejar Dia de São Miguel

Braga: Gualtar volta a festejar Dia de São Miguel

Glória Ribeiro

A freguesia de Gualtar, em Braga, vai voltar a celebrar a festa em honra de São Miguel. As festividades iniciam-se a 29 de setembro e prolongam-se até ao dia 3 de outubro.

Devido à pandemia da Covid-19, as celebrações irão sofrer alguns constrangimentos, no entanto a festa vai voltar às ruas, assim como a animação e os divertimentos. As celebrações das festas populares em honra de São Miguel tiveram o seu início em 2018, que foram um sucesso, mas em 2020 foram interrompidas por causa da pandemia.

No entanto, tendo em conta a melhoria da situação pandémica e do plano de vacinação, a Junta de Freguesia de Gualtar, a Comissão de Festas e a Paróquia uniram-se mais uma vez para avançar com a sua realização.

A Autarquia local já inaugurou a iluminação na Igreja Nova e na via pública. “Vamos ter roulottes para venda de farturas e doces, carrinhos de choque, pontos de venda de artigos diversos e animação musical de rua. Serão ainda realizadas diversas cerimónias religiosas e um concerto de música sacra no dia 2 de outubro”, informou João Vieira, presidente da Junta de Gualtar.

No dia 2 de outubro também haverá um grande concerto noturno para toda a população. No dia 3, às 11:00, será celebrada uma missa solene, onde irá ser comemorado o aniversário do Grupo Folclórico de São Miguel de Gualtar.

Para o presidente da Junta de Freguesia, estas celebrações “são muito importantes”. “Em 2018 e 2019 viveu-se verdadeiramente Gualtar. As pessoas vieram para a rua. Foram milhares de pessoas que festejaram o dia da freguesia e que assistiram a espetáculos musicais, a animação de DJ’s, comida e petiscos e uma extraordinária procissão. Apesar de algumas restrições sanitárias, temos que voltar a trazer a festa à rua. As pessoas precisam do convívio, do contacto social e da animação. Para finalizar, deixo um agradecimento à comissão de Festas liderada por João Sousa, Maria Fernandes, Ana Ferreira e António Ferreira”, rematou João Vieira

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS