Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
15.6 C
Braga
InícioAtualidadeBraga ganha prémio da Semana Europeia da Mobilidade

Braga ganha prémio da Semana Europeia da Mobilidade

© CM Braga

Braga foi a cidade vencedora do Prémio de Mobilidade Sustentável, da edição de 2022, da Semana Europeia da Mobilidade. O anúncio foi feito ontem, numa cerimónia que teve lugar no Castelo dos Condes, em Gante, na Bélgica.

“Temos feito um trabalho muito intenso para melhorar a mobilidade em Braga e este reconhecimento é mais um estímulo para continuarmos a trabalhar para uma mobilidade cada vez mais sustentável, em benefício de uma melhor qualidade de vida para todos os bracarenses”, referiu Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga, destacando o compromisso do Município em “criar uma melhor envolvência entre pessoas, empresas e escolas e universidades através da mobilidade urbana sustentável”.

Lembrando que a cota modal relativa ao transporte individual é “ainda bastante elevada”, Olga Pereira sublinhou que estão a ser construídas ciclovias para que a cidade “passe a contar com 25km de vias dedicadas”. O investimento no transporte público, com a aquisição de veículos eléctricos e a gás natural foi outro dos temas abordados pela vereadora, adiantando que este ano vão ser adquiridos mais 30 autocarros elétricos.

“Estamos a investir na mudança de mentalidades e na repartição modal. Com isto, esperamos sensibilizar a população para as vantagens de adotar modos suaves de transporte, como andar a pé e de bicicleta, favorecendo a economia individual e a saúde coletiva, através da diminuição da pegada carbónica”, salientou Olga Pereira.

Além de Braga, eram finalistas a este prémio a cidade de Sófia, na Bulgária, e Zagreb na Croácia.

O relatório final da atribuição do prémio da Semana Europeia da Mobilidade está disponível aqui.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES