Sábado, Março 2, 2024
9.6 C
Braga
spot_img
InícioReportagemBraga: Freguesia de Espinho honrou Santo António com festa única em plena...
spot_img

Braga: Freguesia de Espinho honrou Santo António com festa única em plena natureza

© Angélica Antunes

A freguesia de Espinho, em Braga, esteve este fim de semana em festa em honra de Santo António. As celebrações tiveram o ponto alto este domingo com a realização da majestosa procissão, que moveu a comunidade de Espinho e freguesias vizinhas para venerar o santo popular.

A Comissão de Festas de Santo António uniu-se, ao longo do ano, com empenho e dedicação para manter viva esta tradição religiosa que dignifica a freguesia de Espinho.

© Angélica Antunes

Francisco Fernandes, presidente da Comissão de Festas de Santo António, enalteceu a participação da comunidade que contribuiu para o sucesso das festividades. “Temos um cenário fantástico graças às pessoas que têm colaborado connosco. Temos um staff com 45 pessoas que nos ajudam, sem elas era impossível ter esta estrutura que temos aqui hoje. Temos várias famílias que procedem à decoração dos andores e à ornamentação. As crianças também abrilhantam as festas ao colaborarem com os andores dos três santos populares. Os pequenos até aos 5 anos levam o seu próprio andor de Santo António, todo decorado por eles. As crianças de 6 e 7 anos, da Primeira Comunhão, dedicam-se ao andor de São João, enquanto os da Comunhão Solene transportam o andor de São Pedro”, explicou.

© Angélica Antunes

O presidente da Comissão de Festas deixou uma palavra de apreço à população de Espinho. “Quero agradecer ao povo, porque sem eles era impossível estar no patamar que estamos. Que Santo António nos proteja a todos”, referiu Francisco Fernandes.

Filipe Alves, presidente da Junta de Freguesia de Espinho, destacou o trabalho realizado pela Comissão de Festas, que “ergueu”, não só as Festas de Santo António, como também a freguesia de Espinho. “É muito bom ver os de Espinho e os de fora que nos visitam. Este ano, em especial, houve uma grande aposta da Comissão de Festas que tem uma equipa espetacular, muito trabalhadora e muito dinâmica, que ergueu bem alto a Festa de Santo António, assim como a freguesia de Espinho”, disse o presidente.

© Angélica Antunes

O autarca falou também da aposta da Comissão de Festas na recuperação do património da freguesia. “Temos um grupo com várias dezenas de enormes e incansáveis trabalhadores e é muito bom manter as tradições que já têm séculos. Estamos aqui num recinto, numa capela com mais de 400 anos de história, e continuamos cada vez mais fortes. Esta Comissão de Festas também tem feito uma grande aposta na recuperação e requalificação do enorme património que existe de arte sacra, de bens da Igreja e da Comissão de Festas que já estavam em estado avançado de deterioração e agora têm recuperado esses bens valiosos que até eram do desconhecimento de grande parte da população”, frisou Filipe Alves.

© Angélica Antunes

O presidente da Junta de Freguesia aproveitou a ocasião para convidar as pessoas a visitarem Espinho. “Venham a Espinho, estamos no meio da natureza, aqui no limite do concelho de Braga onde estamos a 100 metros do concelho de Guimarães. Venham conhecer este espaço aprazível, venham conhecer Espinho, não só hoje mas sempre”, sugeriu Filipe Alves.

© Angélica Antunes

Em representação da Câmara Municipal de Braga esteve presente a vereadora Olga Pereira, que deixou uma palavra de apreço à comunidade de Espinho pela realização das Festas de Santo António. “Muitos parabéns pela realização desta festa. É um gosto poder estar aqui a representar o Município de Braga nesta festa que rivaliza com a festa do padroeiro da freguesia, que é o São Martinho e não o Santo António, mas que realmente mobiliza como todos podemos testemunhar. A capela de Santo António é mais antiga do que a própria freguesia e, portanto, é um gosto estar aqui e poder usufruir do bom tempo que Santo António zelou e podermos comemorá-lo”, sustentou a vereadora.

© Angélica Antunes

A grandiosa procissão em honra de Santo António integrou 14 andores, cerca de 45 figurantes, cavaleiros, o Agrupamento de Escuteiros de Sobreposta e o grupo “Os Zés Pereiras do Novais”.

© Angélica Antunes

As Festas de Santo António levaram um mar de gente à freguesia de Espinho. Além das celebrações religiosas, as festividades foram animadas com as atuações musicais de Hélder Batista e Zé Amaro.

© Angélica Antunes

A reportagem teve o apoio à produção da Junta de Freguesia de Espinho

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES