Sexta-feira, Agosto 12, 2022
17.8 C
Braga
InícioBragaBraga formaliza acordo de geminação com cidade brasileira de Niterói

Braga formaliza acordo de geminação com cidade brasileira de Niterói

© CM Braga

A Câmara Municipal de Braga e a Prefeitura de Niterói assinaram esta terça-feira um acordo de geminação, numa cerimónia que contou com a presença de Ricardo Rio e Axel Schmidt Grael, prefeito daquela cidade do Estado do Rio de Janeiro.

Na cerimónia, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o autarca evidenciou o enorme potencial económico e turístico de Niterói, características que considerou muito importantes para os empresários e para as startups de Braga.

“Braga foi a cidade portuguesa que mais cresceu nos últimos dez anos. Muito desse crescimento contou com o contributo de cidadãos brasileiros, com quem temos estabelecido uma relação de grande proximidade”, afirmou Ricardo Rio.

O presidente da Câmara de Braga sustentou ainda que este acordo de geminação constitui “mais um passo na contínua afirmação internacional e de cooperação institucional que Braga tem vindo a realizar, com consequências muito positivas a nível político, económico, social e cultural”. Este acordo vai, por isso, “incentivar o empreendedorismo jovem em diversos segmentos e estimular novas oportunidades de negócio com esta cidade do Estado do Rio de Janeiro”.

Já Axel Schmidt Grael mostrou-se impressionado com a dinâmica que encontrou na cidade de Braga, em particular com a InvestBraga que considerou “ter um modelo inspirador” para o trabalho que pretende realizar em Niterói.

Neste acordo, Braga e Niterói comprometem-se a estabelecer contactos constantes entre os seus líderes e os diversos departamentos municipais, de forma a viabilizar uma profícua cooperação, tendo em conta interesses comuns.

De referir que Niterói é uma cidade do Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 500 mil habitantes. É considerada uma das melhores cidades do Brasil para viver, trabalhar e investir, afirmando-se como o município com maiores índices de escolaridade no Brasil. Com uma forte aposta na capacidade produtiva dos seus cidadãos e no seu potencial de negócios, como por exemplo na indústria naval, Niterói conquistou um espaço de destaque no panorama brasileiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS