Domingo, Dezembro 3, 2023
10.1 C
Braga
InícioBragaBraga: Fonte de Santiago na Sé já é Monumento de Interesse Municipal

Braga: Fonte de Santiago na Sé já é Monumento de Interesse Municipal

© União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade

A Fonte de Santiago, situada na Rua da Boavista, na freguesia da Sé, em Braga, foi classificada como Monumento de Interesse Municipal. 

O Executivo Municipal aprovou, esta segunda-feira, a proposta de classificação da fonte que data de 1531.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, regozijou-se com a classificação e reconhecimento por parte da autarquia. “A nossa União de Freguesias está muito satisfeita por se classificar uma fonte que tem um valor histórico grande. Isto é uma fonte que foi mandada fazer por D. Diogo de Sousa e agora a Câmara Municipal de Braga resolveu classificar este monumento que já tem mais de quinhentos anos. Vamos também construir um albergue no Caminho de Santiago e que acaba por ser um reconhecimento porque a fonte fica situada na Rua da Boavista onde passam os peregrinos de Santiago de Compostela. Este reconhecimento não é só sobre a fonte mas também pela imagem do santo que está por cima”, referiu o autarca.

O presidente relembrou a importância do trabalho efetuado pelas zeladoras que cuidam deste monumento e da imagem de Santiago colocada no nicho.

“Eu tenho que destacar que há umas senhoras já com uma certa idade que são as zeladoras dessa imagem em pedra muito bonita onde o manto e o chapéu foram comprados pela nossa união de freguesias porque os antigos já estavam bastante degradados. Tudo faremos para repor um bocadinho da dignidade do santo e também da própria fonte”, informou o presidente.

Também foi aprovado pelo Executivo Municipal a classificação de Monumento de interesse Municipal a empreitada da Museolização da Área das Carvalheiras, obra de “importância cultural, turística e que vai alavancar toda a área envolvente”.

© CM Braga

A Ínsula das Carvalheiras vai ser museologizada, o que vai dar também uma grande vida e vai ser um grande polo de atração turística, mas também vai acabar por alavancar do ponte de vista económico toda aquela zona”, finalizou Luís Pedroso.

MAIS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES