Quarta-feira, Junho 19, 2024
17.8 C
Braga
BragaBraga: Fonte de Santiago na Sé já é Monumento de Interesse Municipal

Braga: Fonte de Santiago na Sé já é Monumento de Interesse Municipal

© União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade

A Fonte de Santiago, situada na Rua da Boavista, na freguesia da Sé, em Braga, foi classificada como Monumento de Interesse Municipal. 

O Executivo Municipal aprovou, esta segunda-feira, a proposta de classificação da fonte que data de 1531.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, regozijou-se com a classificação e reconhecimento por parte da autarquia. “A nossa União de Freguesias está muito satisfeita por se classificar uma fonte que tem um valor histórico grande. Isto é uma fonte que foi mandada fazer por D. Diogo de Sousa e agora a Câmara Municipal de Braga resolveu classificar este monumento que já tem mais de quinhentos anos. Vamos também construir um albergue no Caminho de Santiago e que acaba por ser um reconhecimento porque a fonte fica situada na Rua da Boavista onde passam os peregrinos de Santiago de Compostela. Este reconhecimento não é só sobre a fonte mas também pela imagem do santo que está por cima”, referiu o autarca.

O presidente relembrou a importância do trabalho efetuado pelas zeladoras que cuidam deste monumento e da imagem de Santiago colocada no nicho.

“Eu tenho que destacar que há umas senhoras já com uma certa idade que são as zeladoras dessa imagem em pedra muito bonita onde o manto e o chapéu foram comprados pela nossa união de freguesias porque os antigos já estavam bastante degradados. Tudo faremos para repor um bocadinho da dignidade do santo e também da própria fonte”, informou o presidente.

Também foi aprovado pelo Executivo Municipal a classificação de Monumento de interesse Municipal a empreitada da Museolização da Área das Carvalheiras, obra de “importância cultural, turística e que vai alavancar toda a área envolvente”.

© CM Braga

A Ínsula das Carvalheiras vai ser museologizada, o que vai dar também uma grande vida e vai ser um grande polo de atração turística, mas também vai acabar por alavancar do ponte de vista económico toda aquela zona”, finalizou Luís Pedroso.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES