Segunda-feira, Setembro 27, 2021
18.3 C
Braga
InícioBragaBraga: Firmino Marques quer retomar atividades culturais para a inclusão social em...

Braga: Firmino Marques quer retomar atividades culturais para a inclusão social em São Victor

© Firmino Marques

A candidatura da coligação Juntos por Braga à Junta de Freguesia de São Victor, liderada por Firmino Marques, visitou hoje o Bairro das Enguardas, onde reuniu com o SC Leões das Enguardas e com a Associação de Moradores, na pessoa do seu presidente, António Araújo. 

O candidato dos Juntos por Braga destacou o “importante papel” do clube Leões das Enguardas, reconhecendo o “trabalho inclusivo e de grande dinâmica social da instituição desportiva”, manifestando a intenção para “a retoma da Festa do Desporto na Freguesia de São Victor e das ‘Victoríadas’ onde esta instituição esteve sempre presente”.

António Araújo realçou as dificuldades e o impacto da pandemia no clube, nas diversas modalidades praticadas, nomeadamente o basquetebol infanto-juvenil e o karaté, destacando que o clube “é o mais eclético da freguesia de onde saíram grandes nomes do desporto”.

“A interligação entre a atividade desportiva e o contexto social são bem visíveis no Bairro das Enguardas e no trabalho constante e incansável destas associações. Através do dinamismo criado, partilhámos algumas das preocupações das entidades visitadas, manifestando a importância de falar a uma só voz, onde as associações de moradores são cruciais e se devem fazer representar em assembleias de freguesia, sobretudo quando são abordadas temáticas que dizem respeito à habitação, inclusão e educação”, frisou o candidato da coligação.

A requalificação em curso do Bairro Social também foi debatida na reunião, estando garantida pelo Município de Braga “a pintura de todas as estruturas residenciais”. Firmino Marques aproveitou a visita para manifestar “o interesse em retomar  as atividades culturais de grande alcance para a inclusão social que desde há 20 anos tem pautado a sua relação entre a Junta de Freguesia e as instituições locais, como são exemplo as ações de formação em várias áreas de intervenção, as dinâmicas apropriadas aos seniores da comunidade e as atividades lúdicas, como o Cinema no Bairro”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS