Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
15.6 C
Braga
InícioReportagemBraga: Ferreiros venera São Brás na Capela da Misericórdia 

Braga: Ferreiros venera São Brás na Capela da Misericórdia 

© Sandra Antunes

São Brás é venerado na Capela da Misericórdia, situada na freguesia urbana de Ferreiros, em Braga. O edifício religioso foi construído em 1892 e no seu interior destaca-se a Imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, situada no altar-mor, com as imagens de Santo António e Santo Amaro.

Nas laterais da Capela encontram-se dois altares com as imagens de São Brás, Santa Filomena, Nossa Senhora de Fátima e São Judas Tadeu.

© Sandra Antunes

José Lima, da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Misericórdia, Santa Maria e São Brás, explicou que outrora a capela era de menores dimensões e consta na história de Braga que um Arcebispo paramentou na capela antes de tomar posse da cidade.

“É um pequeno templo já muito antigo que já aparece na história de Braga e que até um Arcebispo de Braga paramentou aqui nesta capela já para tomar posse da cidade, por isso esta capela não seria nestas dimensões, nem nesta configuração, mas já existia esta capelinha em honra de Nossa Senhora da Misericórdia”, disse.

© Sandra Antunes

José Lima aproveitou a ocasião para promover a festa em honra de São Brás que decorre este sábado e domingo em Ferreiros. “Vamos ter agora a romaria em honra de São Brás, que vai iniciar sábado de manhã com a abertura da capela, onde vêm muitos romeiros pagar as suas promessas. Depois, teremos a Eucaristia do dia solene de São Brás às 11:00. No domingo também teremos a capela aberta com uma Eucaristia às 15:00 e, de seguida, sairemos em procissão com a imagem de São Brás, percorrendo aqui algumas ruas do Lugar da Misericórdia, junto à capela, para que as pessoas conheçam um bocadinho da devoção a São Brás em Ferreiros”, realçou.

O membro da Comissão de Festas apelou à juventude e solteiros de Ferreiros para apoiar estas festividades e dar continuidade às tradições nesta freguesia. “Gostava que a juventude fizesse parte desta Comissão de Festas. Em muitas outras terras existem as festas em honra de São Brás ou de outros mártires em que os jovens, os solteiros e até os grupos de jovens, promovem e trabalham para a realização das festas de Inverno. Ferreiros precisa de ter jovens que comece a ganhar gosto por preparar uma festa a um Santo ou a Nossa Senhora. Um dia mais tarde, podiam tomar conta até da Festa da Senhora da Misericórdia e Santa Maria e mudarem os costumes que temos e ter uma lufada de ar fresco”, sustentou.

© Sandra Antunes

A festa de São Brás decorre este fim de semana e contará com uma procissão no domingo em sua honra. A comunidade está convidada a participar nestas festividades religiosas para dar continuidade à fé, devoção e tradição em Ferreiros.

Oração

Ó bem-aventurado São Brás, que recebeste de Deus o poder de proteger os homens contra as doenças da garganta e outros males, afastai de mim a doença que me aflige. Conservai a minha garganta sã e perfeita para que eu possa falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES