Sexta-feira, Setembro 30, 2022
14.5 C
Braga
InícioReportagemBraga: Executivo de São Vicente vai percorrer a freguesia para ouvir os...

Braga: Executivo de São Vicente vai percorrer a freguesia para ouvir os cidadãos

© Sandra Antunes

A Junta de São Vicente, em Braga, vai dar início a um roteiro na freguesia para ouvir a população. A iniciativa “Presidência de Proximidade” arranca no sábado, 10 de setembro, às 10:00, no Largo dos Penedos.

Prestas a fazer um ano de mandato, Daniel Pinto, presidente de São Vicente, falou sobre a importância de ir ao encontro com a população, uma vez que a pandemia afastou as pessoas da Junta de Freguesia. “São Vicente é uma freguesia urbana e sentimos que a pandemia criou um afastamento da população à autarquia porque fomos substituídos por outros canais de comunicação como os canais digitais. Chegam-nos reivindicações e pedidos da nossa comunidade, mas pretendemos ir ao encontro das pessoas”, disse o autarca.

Nesse sentido, o Executivo da Junta decidiu criar a iniciativa “Presidência de Proximidade” com um roteiro com várias localidades para ir ao encontro dos cidadãos.

© Sandra Antunes

“Vamos ao encontro da população e pretendemos ouvir aquelas pessoas daquela localidade para ouvir as suas necessidades e reivindicações, sejam elas de vários níveis. Temos noção que há um conjunto de pedidos que podem acontecer e que não têm uma competência direta com a Junta de Freguesia mas, como é obvio, pelo compromisso que temos com o Executivo Municipal, faremos um trabalho articulado como tem acontecido neste último ano de melhoria das condições do nosso espaço público nas mais diversas áreas. Dividimos a freguesia em oito grandes localidades para que possamos ir ao encontro das pessoas e auscultarmos os habitantes”, sustentou Daniel Pinto.

O presidente referiu que a iniciativa é “um compromisso eleitoral de proximidade para que as pessoas percebam que o Executivo local encontra-se de porta aberta mas também no terreno para ouvir as pessoas nos pontos definidos”.

O roteiro irá decorrer ao longo de um ano, terminando em novembro de 2023. O Executivo irá também divulgar as atividades da Junta à população e também elaborará um relatório com toda a informação dada pelos cidadãos.

Candidatura de São Vicente a Eco-Freguesia

Daniel Pinto aproveitou a presença dos jornalistas para informar sobre a candidatura efetuada para a Eco Freguesia. “Fizemos um inquérito à freguesia e percebemos que muitas das reivindicações da população tem a ver com o espaço onde habitam. Esse trabalho vai muito no seguimento deste inquérito e permitirá também passar algumas mensagens às pessoas de que todos nós temos que ter um comportamento ambientalmente mais sustentável com algumas medidas”, finalizou o autarca. 

Na conferência de imprensa da apresentação da iniciativa “Presidência de Proximidade” também esteve presente Rosa Carvalho, vogal da Junta de Freguesia de São Vicente, Tony Reis, também vogal, e Diogo Farinha, secretário.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS