Segunda-feira, Abril 22, 2024
17.3 C
Braga
ReportagemBraga: Emoção marcou regresso da Via Sacra em Maximinos

Braga: Emoção marcou regresso da Via Sacra em Maximinos

A Via Sacra de Maximinos teve a dramatização das 15 estações da Paixão de Cristo.

© Angélica Antunes

A Via Sacra de Maximinos foi retomada este sábado após cinco anos de paragem. O Monte de São Gregório, em Braga, foi palco da encenação da Paixão de Cristo que envolveu a participação do Grupo de Jovens da Alvorada, do Agrupamento dos Escuteiros 430 e da Artystica, com o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.

© Angélica Antunes

A décima quinta edição da Via Sacra de Maximinos teve a dramatização das 15 estações num percurso de devoção e fé para os cristãos.

© Angélica Antunes

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, regozijou-se com o regresso da Via Sacra após ter estado cinco anos suspensa. “Infelizmente quando veio a Covid-19 deixou de se realizar esta iniciativa. No pós-Covid custou voltar à normalidade mas felizmente que este ano já se conseguiu. O Grupo de Jovens começou outra vez a crescer e entendeu-se organizar a Via Sacra de Maximinos”, disse o autarca.

© Angélica Antunes

A edição deste ano da Via Sacra de Maximinos foi realizada em moldes mais reduzidos mas irá retornar em força no próximo ano. “Este tipo de iniciativas demora sempre alguns meses. Não basta juntar meia dúzia de pessoas e ‘vamos fazer isto’. Há toda uma logística, uma planificação, até por causa da segurança, licenças, entre muitas outras coisas. Este ano, para demonstrar que estamos a regressar, fizemos esta Via Sacra confinada ao espaço da capela de São Gregório, onde foi feita toda a dramatização, e para o próximo ano, começamos já a partir de setembro a pensar na Via Sacra de 2025 que será uma realidade”, explicou Luís Pedroso.

© Angélica Antunes

A crucificação de Jesus foi um dos momentos altos da Via Sacra de Maximinos que encenou os últimos momentos da vida de Cristo.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES