
Centenas de pessoas rumaram este fim de semana ao Parque de Gerizes, em Merelim São Pedro e Frossos, Braga, para participarem no “Festival Mercatu Vadio” e nas comemorações do Dia da Criança.
A iniciativa, que contou com mais de um milhar de pessoas, teve o apoio e a colaboração da União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos. Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, marcou presença no evento.
O “Festival Mercatu Vadio”, cuja entrada revertia para o projeto Mercatu Vadio que angaria ração para os gatos de rua, começou às 14:00 de sábado e prolongou-se até este domingo. Todos os participantes das várias atividades ofereceram ração que será posteriormente distribuída pelas associações inscritas no evento. O Parque de Gerizes foi o palco de muitas atividades, desde workshops, performances de circo contemporâneo, exposição de fotografias, concertos e espaço de insufláveis e jogos de tabuleiro.
“Este festival já vai na 8.ª edição e acontece pela segunda vez no Parque de Gerizes. Tudo isto começou porque gosto de animais e há falta de donativos para apoiar os animais de rua em Braga. O Parque de Gerizes permite aos visitantes trazerem os amigos e as famílias. Temos muitos projetos aqui representados, artistas, música e muita vontade em ajudar”, explicou Diana Silva, organizadora do “Festival Mercatu Vadio”.
No mesmo sentido, a autarquia local faz um balanço muito positivo da iniciativa, considerando que Merelim São Pedro e Frossos constituem uma União de Freguesias cada vez mais plural. “Aproveitámos que o Dia da Criança aconteceu num fim de semana e organizámos um evento mais extenso que permitiu receber todas as crianças da União de Freguesias e as suas famílias, criando memórias que elas jamais irão esquecer”, afirmou Adélia Silva, presidente da União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos.
“Foram dois dias de muita animação ao ar livre no Parque de Gerizes, um excelente cartão de visita da nossa União de Freguesia e do concelho também. Para além dos concertos, da animação que aqui decorreu, importa sublinhar a bondade das pessoas que se mobilizam por causas, como é o caso deste excelente festival”, reforçou a autarca.