Braga destacada pela OCDE como um exemplo na resposta à pandemia da Covid-19
Quarta-feira , Setembro 23 2020 Periodicidade Diária nº 2583
Principal / Notícias / Braga destacada pela OCDE como um exemplo na resposta à pandemia da Covid-19

Braga destacada pela OCDE como um exemplo na resposta à pandemia da Covid-19

Foto: Município de Braga

Braga foi uma das cidades destacadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no que diz respeito às políticas públicas de resposta à Covid-19.

Foram vários os exemplos de medidas tomadas por Braga que a OCDE destacou, num relatório elaborado sobre o tema, como boas práticas no combate à crise da Covid-19, tanto no início como numa fase mais avançada da pandemia.

Entre outros aspetos, foi elogiada as isenções aplicadas às taxas de ocupação de espaço, as isenções e reduções concedidas pela AGERE, a criação de linha de telefone pública para atender os idosos em isolamento ou em situação mais vulnerável, a disponibilização de alojamento para pessoas afetadas pela Covid-19, o pagamento dos testes a utentes e profissionais dos lares ou a desinfeção de locais de maior risco com recurso aos Bombeiros Sapadores de Braga.

A somar a isto, foi ainda destacada a importância da actuação da InvestBraga, através de consultoria gratuita e webinars, no apoio às pequenas empresas no sentido de desenvolverem aptidões digitais, como o recurso ao e-commerce, trabalho remoto e videoconferências.

No relatório publicado a OCDE enfatizou o esforço que as cidades efetuaram e o papel determinante que continuam a ter no contexto desta pandemia, agindo como veículos de implementação de medidas nacionais e liderando respostas inovadoras, recorrendo a tecnologia e outros recursos próprios ou da comunidade e construindo uma proximidade única com os cidadãos.

Por fim, a OCDE refere no seu relatório que existe uma oportunidade se tomar decisões “ousadas e corajosas” que contribuam para a construção, a longo prazo, de cidades mais inclusivas, verdes e inteligentes.

Para além de Braga, também as cidades portuguesas de Porto, Lisboa, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão e Sintra são referidas no relatório.

O relatório pode ser consultado aqui.

O mais pequeno contributo pode ter um grande impacto. O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.