O programa cultural Descentrar, promovido pelo Município de Braga, está de regresso às freguesias do concelho. A próxima iniciativa acontece já no sábado, 10 de setembro, em Lamas, com um programa repleto de atividades culturais, centrado no património, no novo circo e na música clássica.
A jornada arranca pelas 15:00, com uma visita guiada à Mamoa de Lamas, um monumento megalítico que está inserido no Núcleo Museológico de Lamas.
Pelas 17:00, o espaço patrimonial acolhe o espetáculo de Novo Circo “O Clássico” de Tosta Mista o Malabarista [DE/PT]. Muito equilíbrio, humor e improviso de onde resultam momentos irrepetíveis, bolas a girar, caixas a balançar e o público, sempre cúmplice, a participar. Um espetáculo de circo onde as técnicas de malabarismo e equilíbrios nos remetem para um ambiente clássico de grande conexão com o público através da comédia.
À noite, pelas 21:30, a Orquestra Filarmónica de Braga apresenta o concerto “Obras da Juventude (Mozart & Mendelsshon)”, na Igreja Paroquial de Lamas.
Neste concerto, serão apresentadas algumas obras que foram escritas por grandes compositores quando eram ainda muito jovens. A evidência do talento, a irreverência e a excelência da escrita musical de fabulosos compositores na sua mais tenra idade. Mozart e Mendelsshon são dois grandes exemplos disso e por isso serão apresentadas neste concerto algumas das suas obras da juventude.
O Descentrar 2022 arrancou em abril e já percorreu cerca de dezena e meia de localidades de Braga, com muita música, teatro, circo e a descoberta do património cultural e natural.
Todas as iniciativas culturais são de entrada livre, embora limitada e condicionada à lotação do espaço em que decorrem.
Até dezembro estão a decorrer cerca de 30 eventos, num programa cultural único, desenhado para cada local através de um conjunto de espetáculos de novo circo e de teatro, concertos, visitas-guiadas a espaços patrimoniais e concertos comentados de música clássica e erudita.
O programa na íntegra está disponível aqui.