Segunda-feira, Dezembro 5, 2022
8.9 C
Braga
InícioBragaBraga: Descentrar leva novo circo, concerto e visita guiada a Tebosa

Braga: Descentrar leva novo circo, concerto e visita guiada a Tebosa

© CM Braga

Tebosa é o próximo destino do Descentrar, programa cultural promovido pelo Município de Braga, que está a levar o público às várias freguesias do concelho num périplo repleto de conhecimento, identidade, música e circo contemporâneo. É já no sábado, 8 de outubro, que o Descentrar vai desafiar a população a desfrutar da cultura em Tebosa.

A jornada arranca com uma visita guiada ao Museu dos Cordofones, pelas 15:00. O Museu dos Cordofones é constituído, na sua essência, por todos os instrumentos de corda pertencentes à coleção pessoal de Domingos Machado. A vida e a obra deste artesão de Braga são reconhecidas internacionalmente. É conhecido pelos colecionadores de instrumentos típicos e especialistas e consta em publicações, nacionais e estrangeiras, da especialidade. Inaugurado a setembro de 1995, a sua singularidade reside no facto de todos os cordofones expostos terem sido construídos pelo próprio artesão, seguindo os métodos ancestrais que lhe foram legados por seu pai.

A visita é de entrada livre, mas limitada à lotação do espaço e sujeita a inscrição prévia.

Pelas 17:00, a zona envolvente ao Multiusos de Tebosa irá acolher o espetáculo de novo circo “Só” da companhia de Espanha, Xampatito Pato. Uma personagem obsessiva, quadriculada e meticulosa. Um ser único cercado por intermináveis caixas que estão além do seu controle e com as quais ele joga para moldar o seu mundo. Fora do caos surge um universo delirante onde ele inventa o riso, criando uma loucura cómica e se transformando em um novo ser com uma nova figura.

A encerrar o programa cultural, pelas 19:00, destaque para o Concerto Comentado “Sob a Efígie de Goethe”, pela Sinfonietta de Braga. Hugo Wolf (1860-1903) Goethe-lieder (1891), com obras instrumentais de Alexander Scriabin, Anton Bruckner e Max Reger. Refira-se que o Descentrar 2022 vem acompanhado de mais música, mais teatro, mais circo e mais eventos em muitos mais espaços do concelho. No total, a programação cultural chega a treze freguesias, praticamente o dobro das localidades abrangidas pelo programa no ano passado. Todas as iniciativas culturais são de entrada livre,

Até dezembro estão a decorrer cerca de 30 eventos, num programa cultural único, desenhado para cada local através de um conjunto de espetáculos de novo circo e de teatro, concertos, visitas-guiadas a espaços patrimoniais e concertos comentados de música clássica e erudita.

O programa completo está disponível aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS