Quinta-feira, Abril 18, 2024
21.8 C
Braga
BragaBraga cumpriu tradição com desfile de Carnaval e Queima do Entrudo

Braga cumpriu tradição com desfile de Carnaval e Queima do Entrudo

© Paulo Velasco

A Rusga de São Vicente de Braga – Grupo Etnográfico do Baixo Minho voltou a repor a tradicional “Corrida do Entrudo – Olha o home, lá bai o home”. Este ano, fazendo jus ao lema para 2023 “E, siga a Rusga inclusiva”, o Carnaval contou com a participação da CERCI Braga e do IMA – Instituto Monsenhor Airosa.

Para além da significativa representação destas duas comitivas, que se apresentaram devidamente mascarados, cada uma das instituições teve como trabalho prévio a feitura do “Home”, de seu nome Libório Caturra. Assim, este ano foram a queimar não um, mas sim, três Entrudos.

© Paulo Velasco

Um dos pontos altos e mais aguardados desta iniciativa foi a leitura do testamento do Libório Caturra, que decorreu no Coreto da Avenida Central. Perante o largo do Coreto cheio de foliões, mesmo com as ameaças de uma chuva miudinha, ninguém arredou pé, ávidos que estavam por ouvir as novidades do testamento deste ano.

No final da leitura do testamento, o desfile regressou a São Vicente, onde se procedeu à Queima do Entrudo perante todos os foliões que fizeram as últimas despedidas em prantos, preces e ais ao finado Libório Caturra.

© Paulo Velasco

Seguiu-se o “ritual das carnes verdes”, inerente a esta tradição carnavalesca. Assim, todos os foliões participantes no desfile foram recompensados com a degustação das carnes de porco, nomeadamente a orelheira e enchidos, acompanhadas com broa de milho caseira e vinho verde da região.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES