Domingo, Fevereiro 25, 2024
13.4 C
Braga
InícioBragaBraga contrata 77 novos colaboradores de ação educativa

Braga contrata 77 novos colaboradores de ação educativa

© CM Braga

A Câmara Municipal de Braga contratou 77 novos colaboradores que iniciaram funções no último trimestre desde ano em vários Agrupamentos de Escolas e Escola não Agrupada do concelho.

A assinatura formal dos contratos de trabalho dos novos colaboradores do Município de Braga na área da ação educativa decorreu esta quinta-feira, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e que contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, vice-presidente do Município, e Carla Sepúlveda, vereadora da educação.

Foram contratados sete assistentes técnicos com funções administrativas nas secretarias dos Agrupamentos de Escolas e 70 assistentes operacionais da área da ação educativa.

Estes novos assistentes operacionais vão, segundo a Câmara Municipal, “reforçar as equipas educativas ao nível do apoio geral à organização, higiene e limpeza dos espaços, assim como da segurança e vigilância dos alunos, do apoio nas atividades de crianças com necessidades educativas especiais e da interligação com os diversos atores da comunidade educativa (pais, professores, alunos e encarregados de educação)”.

Para o Município, esta contratação “representa um aumento dos efetivos em mais de 50 colaboradores além dos rácios definidos e financiados pelo Ministério de Educação, o que é demonstrativo da forte aposta do município nesta área e do papel preponderante que o pessoal de apoio educativo assume no espaço escolar”.

Recorde-se que a gestão do pessoal não docente passou a ser uma responsabilidade das autarquias desde abril de 2022, quando foi concretizada a transferência de competências para os órgãos municipais e entidades intermunicipais no domínio da educação.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES