O distrito de Braga vai continuar esta quinta-feira sob alerta vermelho por causa do calor extremo. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), alguns concelhos do distrito vão continuar com temperaturas acima dos 40 graus.
Cabeceiras de Basto será o concelho mais quente com os termómetros a chegarem aos 41º. Celorico de Basto irá atingir os 41º, Fafe 38º, enquanto Amares, Braga, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Famalicão, Vila Verde e Vizela vão registar 37º. Para Barcelos e Terras de Bouro prevê-se 36º e, por fim, espera-se 33º para Esposende.
Prevê-se que a região Norte seja amanhã influenciada por uma massa de ar com origem no Norte de África, transportando na circulação partículas e poeiras em suspensão, durante a tarde desta quinta-feira.
A Direção-Geral da Saúde recomenda:
- A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
- Os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas:
- Crianças;
- Idosos;
- Doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma;
- Doentes do foro cardiovascular.
- Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
- Em caso de agravamento de sintomas, contactar o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNSN24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.