
Braga celebra esta quarta-feira, 22 de outubro, o Dia de São Martinho de Dume, Patrono da Arquidiocese.
A Paróquia de Dume irá celebrar às 20:30 uma Eucaristia em Sua honra, presidida pelo Bispo Titular de Dume, Dom Delfim.
Às 21:15, será inaugurado o memorial ao Bispo de Dume com a presença de D. José Cordeiro e os Bispos Auxiliares Dom Delfim Gomes e Dom Nélio Pita.
São Martinho de Dume chegou a Braga em 550. Foi bispo de Dume, primeiro, e de Braga e Dume, depois (556-579). Presente no I Concílio de Braga (561), presidiu ao II Concílio de Braga como metropolita da Galécia sueva.
A sua ação pastoral e cultural alcançou todo o Noroeste Peninsular. Fundou o mosteiro de Dume, que foi um foco de evangelização e de irradiação cultural.


