Terça-feira, Maio 28, 2024
16.6 C
Braga
ReportagemBraga celebra São Gregório este fim de semana com vista privilegiada para...

Braga celebra São Gregório este fim de semana com vista privilegiada para a cidade

O Santo é venerado na capela situada no alto do Monte de São Gregório.

© Angélica Antunes

Braga celebra este fim de semana as festas em honra de São Gregório, advogado do coração. O Santo é venerado na capela situada no alto do Monte de São Gregório, em Maximinos, num espaço verde e aprazível.

© Angélica Antunes

Rui Ferreira, zelador do espaço e organizador das Festas em honra de São Gregório. explicou que a realização desta festa pretende dar a conhecer e dignificar o Santo, assim como o espaço.

“O espaço de São Gregório faz parte da Paróquia de Maximinos e esta festa tem também o objetivo de dar destaque às gentes da terra. A capela abriu portas às 08:00 e volta a abrir amanhã à mesma hora. Vamos ter alguns eventos, nomeadamente música com o grupo Bemóis de São Caetano e Os Motap, que são os antigos funcionários dos Transportes Urbanos de Braga, e à noite teremos o grupo Verde Canto com música tradicional portuguesa. Amanhã à tarde vem o Rancho Folclórico de Vilaça e o Rancho Folclórico de Sequeira e, por fim, terminam-se as festas”, disse.

© Angélica Antunes

Rui Ferreira deixa  o convite à população para desfrutar do espaço que hoje tem “uma dinâmica diferente”. “Hoje estamos em festa mas venham também ao longo do ano, pois este é um espaço agradável para se estar. Tem uma vista privilegiada para a cidade de Braga. As imagens acabam por transmitir muito, mas depois de estarem cá, a componente é outra”, finalizou.

© Angélica Antunes

A capela de São Gregório é datada de 1302 e foi reconstruída em 1968. A comunidade está convidada a comparecer nas festividades onde não faltará animação musical, jogos tradicionais, fogo de artifício e um bar aberto com diversos petiscos e bebidas.

Conheça a programação das Festas de São Gregório aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES