A festa que antecipa a celebração do Natal é já no próximo domingo, 19 de dezembro, a partir das 19:00, na Praça da República, em Braga. A Corrida de São Silvestre tem duas distâncias, a corrida com 10 km, para atletas nascido em 2003 e anteriores, e uma caminha para toda a família de 5.7 km.
A corrida nasceu em São Paulo há 92 anos (1925) por iniciativa do jornalista Cásper Líbero, que teve como inspiração uma corrida noturna realizada em França, onde os atletas carregavam tochas durante o percurso.
Após um ano de interrupção, a São Silvestre de Braga celebra a sua 43ª edição num final de tarde iluminado pelas iluminações de Natal que nesta época preenchem a cidade.
Todas as regras e normas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde serão cumpridas pela organização do evento. Por este motivo, apenas foram aceites 5.000 inscrições no evento. Neste momento, as inscrições estão esgotadas.
O Plano de Segurança pretende garantir que a segurança de todos os envolvidos é uma prioridade. Os participantes terão, por exemplo, de apresentar no ato de levantamento do kit de participante o Certificado Digital Covid-19 válido, ou, em alternativa, um teste PCR realizado nas 72h anteriores ou teste antigénio nas 48h anteriores à data e hora do evento.
A entrega dos kits de participante será no INATEL de Braga nos dias 18 de dezembro, entre das 14:00 às 19:00, e no dia 19 de dezembro, das 10:00 às 18:30.