Segunda-feira, Outubro 3, 2022
15.6 C
Braga
InícioBragaBraga atribuiu 284 mil euros em apoios às freguesias, escolas e entidades

Braga atribuiu 284 mil euros em apoios às freguesias, escolas e entidades

© CM Braga

O Executivo Municipal de Braga aprecia na próxima segunda-feira, em Reunião de Câmara, a atribuição de apoios financeiros no valor global de 284.508 euros. Este pacote financeiro destina-se à realização de obras em diversas freguesias do concelho, apoios na área do desporto, juventude e associativismo, da cultura, coesão social e da proteção civil.

Da listagem de apoios destaque para a transferência de 162 mil euros para os Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas do Concelho, no âmbito do novo quadro de transferência de competências na área da Educação. “Este apoio financeiro vai permitir às escolas a regularização de créditos junto dos respetivos fornecedores e, desta forma, garantir a continuidade dos fornecimentos e serviços externos essenciais ao normal funcionamento dos estabelecimentos de ensino”, sustenta a Câmara Municipal.

No capítulo dos apoios às freguesias, o Executivo Municipal vai atribuir 56.107 euros à União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe para a requalificação do auditório de Semelhe; 10.080 euros a Priscos para proceder ao alargamento e pavimentação da Calçada do Souto; e 10.000 euros a Figueiredo para a aquisição de uma carrinha para manutenção na freguesia.

À União de Freguesias de Arentim e Cunha será atribuído um apoio de 7.527 euros, para apoiar o pagamento dos honorários do projeto de requalificação do cemitério de Cunha, e 3.685 euros para a construção de coberto na EB1/JI de Arentim e a substituição do revestimento da cobertura do coberto da entrada da EB1 de Cunha. Já a União de Freguesias de Cabreiros e Passos São Julião irá receber um apoio financeiro de 7.049 euros, para o acesso à Fonte do Monte (Cabreiros).

Na área do Desporto, Juventude e Associativismo, o Executivo vai apreciar as propostas de atribuição de apoios para a reparação dos chuveiros no pavilhão de Figueiredo (1.339 euros) e para a manutenção da caldeira do pavilhão gimnodesportivo de Mire de Tibães (615 euros). Por fim, na área da proteção civil é proposta a atribuição de um subsídio extraordinário de 2.000 euros a Sobreposta e Pedralva para comparticipação das despesas inerentes à manutenção da operacionalidade da respetiva viatura da Unidade Local de Proteção Civil.

Em matéria de contratos interadministrativos de delegação de competências, o Executivo Municipal irá apreciar a atribuição de 7.134 euros à União de Freguesias de Crespos e Pousada, para a execução do alargamento e beneficiação da rua da Levandeira (Crespos), e 2.828 euros à União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, para a requalificação parcial da rua dos Castanheiros (Aveleda).

Apoios a diversas entidades

O Executivo Municipal irá deliberar, igualmente, as propostas de atribuição de diversos apoios a entidades culturais e sociais, a saber à Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no valor de 1.800 euros; à Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho no valor de 1.500 euros; à Associação YAY-Educação para a Inclusão com vista à continuidade do projeto “Virar a Página” no valor de 7.500 euros; e ao vencedor do concurso Young White Night Music, no valor 1.250 euros.

Outro dos pontos da próxima Reunião de Executivo consiste nas propostas de celebração de contratos-programa de desenvolvimento desportivo, nomeadamente com a Federação de Ginástica, no valor de 7.457 euros, com o Merelinense Futebol Clube, no valor de 5.000 euros, e com a Academia de Patinagem de Braga, no valor de 3.217 euros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS