Sábado, Agosto 13, 2022
17.8 C
Braga
InícioBragaBraga: Atividades da AAAF/CAF de Nogueira, Fraião e Lamaçães com grande procura

Braga: Atividades da AAAF/CAF de Nogueira, Fraião e Lamaçães com grande procura

© UF Nogueira, Fraião e Lamaçães

A União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, em Braga, promoveu uma série de iniciativas lúdicas e culturais inseridas na AAAF/CAF.

As AAAF destinam-se a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e ou depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção destas atividades. A CAF assegura o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico antes e ou depois das componentes do currículo e das AEC, bem como durante os períodos de interrupção letiva. A Componente de Apoio à Família em Nogueira, Fraião e Lamaçães está organizada de forma a poder superar as necessidades da família, como o próprio nome indica, e as suas funções estão pensadas sempre com o objetivo de apoiar e de proporcionar às crianças novas experiências.

O serviço de Componente de Apoio à Família é organizado pelo serviço da Educação da Junta de Freguesia, composto por um grupo de animadores (monitores/colaboradores), um coordenador em diversas escolas da freguesia e um coordenador geral, e abrange dois agrupamentos escolares: Alberto Sampaio e D. Maria II.

Para o mês de férias de verão das crianças a Junta de Freguesia dinamizou as AAAF/CAF com a implementação de iniciativas lúdico/pedagógicas, de cariz cultural, artístico e desportivo.

Reconhecendo a importância da arte na formação de indivíduos e privilegiando o contacto com diferentes manifestações artísticas, foram dinamizadas atividades que passam pelo teatro, encontro com escritores e ilustradores, atividades de artes plásticas, hora do conto, workshop de xadrez, insufláveis e palhaços, entre outras.

Para além destas atividades que proporcionaram às crianças vivencias artísticas e culturais, a Junta de Freguesia apostou na organização de uma colónia de praia, na qual as crianças foram à praia da Apúlia; e na colónia de piscina que abrangeu as crianças do Pré-escolar e 1.º ciclo.

Na piscina criou-se um espaço cultural que contou com o apoio do Leroy Merlin. Este espaço permite às crianças e jovens aceder a livros e jogos para melhor passarem o tempo na piscina, enriquecendo as suas vivências.

Na última semana, as crianças visitaram o Parque Biológico de Gaia e puderam contactar de perto com os animais no seu habitat natural, aprendendo sobre as diferentes espécies, a sua anatomia, a fisiologia, evolução, alimentação, entre outros.

As AAAF/CAF é uma competência delegada na Junta de Freguesia pelo Município e surgem como uma estratégia alargada de articulação entre o funcionamento da escola e a organização de respostas sociais no domínio do apoio à família. Neste pressuposto, “a Junta de Freguesia considerou que era prioritário, para além do acompanhamento das crianças, investir na qualidade das atividades a implementar que, em estreita articulação com a escola, pudessem trabalhar algumas competências e aprendizagens que contribuíssem para o desenvolvimento das crianças enquanto seres humanos”, referiu Suzana Leite, professora e secretária da Junta de freguesia, responsável pela dinamização das atividades.

Acrescentou que, “após um período de pandemia, que privou as crianças de socializarem, de frequentarem espaços fora de portas da escola, estas atividades foram muito importantes, pois permitiu este contacto”, destacando o número elevado de crianças que a freguesia acolheu durante este período, que ascendeu a mais de duas centenas de crianças.

A Junta de Freguesia fez um balanço muito positivo das iniciativas levadas a efeito e considerou que as mesmas foram muito bem recebidas pelas crianças e pelos Encarregados de Educação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS