Terça-feira, Abril 16, 2024
27.6 C
Braga
BragaBraga ativa Plano de Contingência para os sem-abrigo devido ao frio

Braga ativa Plano de Contingência para os sem-abrigo devido ao frio

DR

O Município de Braga vai ativar o Plano de Contingência, no nível amarelo, para pessoas em situação de sem-abrigo, devido à previsão de tempo frio. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas mínimas vão descer até aos 3 graus negativos até 6 de janeiro.

A ativação deste plano prevê a manutenção do Centro de Alojamento de Emergência (CAE) em paralelo com a Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) para pessoas em situação de sem-abrigo no âmbito da pandemia da Covid-19, a ativação de Equipas de Rua e a manutenção da segurança do CAE.

Este plano estará em vigor entre as 19:00 de hoje e as 9:00 do dia 7 de janeiro. Após este período inicial e às 12:00 do dia 7 de janeiro, será feita uma atualização da previsão meteorológica e decidido o eventual prolongamento do presente acionamento.

Recorde-se que o Plano de Contingência para pessoas em situação de sem-abrigo tem por objetivo definir e descrever a estrutura de coordenação das ações de resposta de âmbito municipal, respetiva gestão operacional, bem como a forma como são mobilizados e ativados os recursos existentes de apoio à população de pessoas em situação de sem-abrigo face à ocorrência de períodos de frio.

Em situações críticas, nomeadamente as condições meteorológicas adversas como as que se verificam, as pessoas em situação de sem-abrigo encontram-se mais vulneráveis e eventualmente mais recetivos às propostas de ajuda e encaminhamento institucional.

As ações de resposta aos efeitos e consequências decorrentes do tempo frio, devem ser tomadas em tempo oportuno e em conformidade com a avaliação da situação do estado do tempo e previsão da sua evolução a concertar entre o IPMA e a Divisão Municipal de Proteção Civil (DMPC).

Na iminência ou ocorrência de tempo frio, que coloque em risco a vida da população de pessoas em situação de sem-abrigo, são de imediato tomadas medidas de contingência, por parte das diversas entidades competentes da Câmara Municipal de Braga, através da Divisão de Proteção Civil e do Gabinete de Ação Social, que desencadearão as ações previstas em articulação com os restantes organismos e instituições que concorrem para o plano em questão.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES