Braga assinala Dia Internacional da Literacia
Sexta-feira , Dezembro 4 2020 Periodicidade Diária nº 2655
Principal / Braga / Braga assinala Dia Internacional da Literacia

Braga assinala Dia Internacional da Literacia

Assinalado desde 1966 pela UNESCO, o Dia Internacional da Literacia reforça a relevância da literacia como base fundamental para a aprendizagem ao longo da vida.

Este ano, a UNESCO propõe que o foco se remeta ao ensino e aprendizagem da alfabetização na crise da Covid-19, proporcionando oportunidades de reflexão e discussão das metodologias de ensino, inovadoras e eficazes utilizadas na promoção da alfabetização.

Para Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, “ler e compreender tudo o que nos rodeia é vital para uma política inovadora, capaz de impulsionar a informação e o conhecimento, desenvolvendo o pensamento crítico dos cidadãos, preparando-os para uma sociedade coesa e eficaz”.

Como explica a vereadora, Braga, “cidade educadora e leitora, fomenta programas, especialmente vocacionados, para favorecer a integração social, através da leitura. O Plano Local de Leitura, promove os hábitos de leitura, numa política articulada com a participação das autarquias e diversas entidades parceiras, envolvendo públicos desde a primeira infância à população com mais de 65 anos, bem como, cidadãos com necessidades específicas”.

Fomentar as competências literárias – fundamentais para o desenvolvimento da vida pessoal, escolar, profissional, social e cultural -, contribui para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, ampliando o desenvolvimento de competências leitoras e comunicativas.

Com o início de um novo ano letivo será retomado o trabalho de implementação do Plano Local de Leitura com as consequentes ações executadas no território.