Segunda-feira, Junho 27, 2022
18.9 C
Braga
InícioBragaBraga adere à Associação Adapt.local

Braga adere à Associação Adapt.local

CM Braga

Na passada sexta-feira, na cidade de Quarteira, foi assinada a escritura pública de constituição da Associação Adapt.local – Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, da qual o Município de Braga faz parte.

Deste modo, a rede nacional que desde 2016 incentiva os municípios portugueses a implementarem medidas de adaptação às alterações climáticas no seu quadro de atuação dá lugar a uma associação de direito privado sem fins lucrativos, permitindo, através desta figura jurídica, alargar o seu âmbito de operação.

Resultante do projeto ClimAdaPT.Local (a partir do qual Braga elaborou a sua EMAAC – Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas) a associação agora constituída tem como objetivo dinamizar a adaptação local às alterações climáticas em Portugal, promovendo processos contínuos de planeamento que acompanhem o aumento da capacidade dos municípios portugueses e de outras entidades, – públicas ou privadas -, em incorporar esta matéria nas suas políticas de atuação e nos seus instrumentos de planeamento.

Amarante, Braga, Bragança, Castelo Branco, Castelo de Vide, Coruche, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Ílhavo, Lagos, Leiria, Loulé, Mafra, Odemira, Sintra, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vila Franca do Campo foram os signatários da escritura de constituição. Prevê-se que em breve outros Municípios se irão juntar a esta nova associação que está fortemente implicada num dos maiores desafios que se avizinham.

A grande maioria das 29 medidas da EMAAC elaboradas para o Concelho de Braga estão já implementadas ou em vias de o ser, sendo para isso essencial que a população se envolva em áreas como a mobilidade, aquecimento e arrefecimento de espaços, alimentação e consumo em geral.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS