Quarta-feira, Abril 17, 2024
12.1 C
Braga
BragaBraga acima da taxa nacional na concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável

Braga acima da taxa nacional na concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável

© CM Braga

O Município de Braga apresentou, esta quarta-feira, o Índice de Sustentabilidade Municipal, uma ferramenta que reflete o desempenho da autarquia em relação à Agenda 2030 das Nações Unidas e aos respetivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No estudo, realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP-Local) da Universidade Católica, a autarquia de Braga surge acima dos números nacionais na concretização dos ODS, ao apresentar uma taxa de execução de 68,8%.

Este é um número superior em relação à concretização em Portugal (63,8%), a Norte (63,6%), na região do Cávado (65,3%) e acima dos Municípios Comparáveis (65,4%). Com estes resultados, Braga solidifica a sua posição de agente ativo na construção de políticas sustentáveis e alinha a sua estratégia aos 17 objetivos do desenvolvimento Sustentável constituídos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

O município está a “desenvolver medidas compatíveis com o bem-estar da população, de forma a construir uma cidade sustentável e que seja simultaneamente um bom local para viver e visitar”.

Da responsabilidade do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião CESOP-Local, da Universidade Católica, o Índice de Sustentabilidade Municipal decorre em parceria com 22 municípios, medindo a concretização, a nível local, dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável Municipal.

O Índice de Sustentabilidade CESOP-Local procura refletir o nível de concretização da sustentabilidade de cada município do país. É composto por indicadores e objetivos que traduzem os 17 objetivos e as 169 metas constantes da Agenda 2030.

O relatório do índice de Sustentabilidade Municipal de Braga em 2022 está disponível para consulta aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES