A 56.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação está de volta, marcando presença de 21 a 24 de março no Altice Forum Braga. O evento destaca-se como uma das maiores feiras do setor agrícola, a maior do Norte, reunindo expositores e visitantes, para celebrar e promover o melhor da agricultura e da alimentação.
Na última edição, a AGRO contou com a participação de cerca de 45 mil visitantes, afirmando-se como “um ponto de encontro importante para profissionais e entusiastas do setor”. Este ano, a feira manterá a sua abrangência, ocupando diversas estruturas polivalentes do Altice Forum Braga, desde o Pavilhão e Centro de Congressos até o Pequeno e Grande Auditório, além da zona exterior do parque de estacionamento.
Os concursos pecuários de raças autóctones de galinhas, ovelhas e vacas, uma atração clássica, retornam ao ringue presente no pavilhão, acompanhados pelos restaurantes que destacam carnes com Denominação de Origem Protegida (DOP). O certame contará com mais de 25.000 m² de área de exposição, incluindo 15.000 m² dedicados aos expositores.
Uma novidade nesta edição é a inclusão de um picadeiro com cavalos, ampliando a área exposicional e levando vida ao patamar superior da área exterior do Altice Forum Braga. Em 2024, a AGRO apresenta novos elementos, como uma exposição de fotografia relacionada à agricultura, uma mostra de alfaias agrícolas antigas, demonstrações de esculturas em madeira com motosserras e até mesmo a presença de um robot para oferecer uma receção inovadora aos visitantes.
Os expositores que já agendaram presença destacam-se também nas áreas de queijos, produtos regionais, vinhos, fumeiros tradicionais, doçaria, poncha e ginja, além da área de restauração no exterior, com restaurantes que celebram as raças Arouquesa, Barrosã, Marinhoa, Maronesa, Minhota e Mirandesa. Quanto ao setor das utilidades domésticas, o artesanato comercial traz muito da nossa história: couros, através dos quais se fazem cintos, casacos e sapatos, louças de barro e decoração interior, têxteis do lar e artigos em madeiras. O parque de maquinaria agroindustrial e florestal volta à área externa do espaço de exposições.
À semelhança das edições anteriores, a AGRO 2024 dedica-se ainda à aprendizagem do setor agrícola, oferecendo um programa abrangente de conferências, seminários e um espaço dedicado a demonstrações, apresentações e degustações, organizado pelas associações presentes na exposição.
Até ao momento, os 170 expositores inscritos na Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, agrupam-se nas cerca de 31 diferentes áreas como, alfaias e máquinas agrícolas, industriais e florestais, a agricultura biológica, a agroquímicos e fertilizantes, as análises laboratoriais, bancos e companhias de seguros, consultoria e tecnologias agrícolas, editores e imprensa especializada, embalagens, energia, energias renováveis, entidades e organismos oficiais, ensino e investigação ligados ao setor, estufas, florestas, floricultura, genética animal, horticultura, jardinagem, plantas e viveiros, madeiras tratadas e vedações, nutrição animal, olivicultura, orizicultura, peças e acessórios para fins agrícolas, pecuária, produtos regionais, saúde animal, serviços de suporte, sementes, sistemas de rega e veículos comerciais e acessórios.
Os bilhetes para os quatro dias de feira já estão à venda nas bilheteiras do Altice Forum Braga e em Meo BlueTicket. A entrada é gratuita até aos 12 anos e, a partir dos 13 anos, custa 3,50 euros por dia.