Sexta-feira, Maio 27, 2022
18.6 C
Braga
InícioBragaBom Jesus de Braga promove visita guiada ao Elevador

Bom Jesus de Braga promove visita guiada ao Elevador

© Confraria do Santuário do Bom Jesus do Monte

A Confraria do Bom Jesus de Braga assinala o dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no próximo dia 18 de abril, destacando o património industrial, com uma visita guiada ao Elevador do Bom Jesus. A visita será orientada pelo diretor técnico do Elevador, o Eng. Fernando Mendes.

O Cónego Mário Martins, presidente da Confraria, refere que “o objetivo é apresentar o elevador à comunidade numa perspetiva menos conhecida, mostrando o sistema de funcionamento sustentável e elementos técnicos, permitindo esclarecer mitos e curiosidades sobre o elevador. Por outro lado, valorizar o Elevador como parte integrante de um conjunto patrimonial de um valor inestimável, que configura o Bom Jesus como Património Mundial da Humanidade”.

Este ano assinala-se o 140.º aniversário do Elevador. “A este dia internacional associamos e partilhamos o tema definido pela Direção Geral do Património Cultural, em colaboração com o ICOMOS Portugal, dedicado ao ‘Património e Clima’, com a finalidade de reconhecer o potencial do património cultural na construção de uma ação climática inclusiva, transformadora e justa, através da salvaguarda de todos os tipos de património cultural contra os impactos climáticos adversos, da construção de respostas informadas a situações de desastre, da implementação de um desenvolvimento sustentável resiliente ao clima, numa perspetiva de equidade e justiça. Sendo o Elevador do Bom Jesus um património industrial altamente sustentável servirá como um exemplo de boas práticas”, acrescentou o Cónego.

A Confraria do Bom Jesus continuará com uma atuação sustentável, como um eixo estratégico na gestão desta estância. “A dimensão ambiental do Santuário é uma prioridade, uma grande referência para a sustentabilidade que nos ocupa e preocupa”, finalizou.

As inscrições para a visita guiada são gratuitas, mas obrigatórias e devem ser feitas para o e-mail [email protected] .

Existe um limite de 30 inscrições, por ordem de inscrição.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS