Sábado, Maio 28, 2022
26.7 C
Braga
InícioBragaElevador do Bom Jesus de Braga celebra 140 anos

Elevador do Bom Jesus de Braga celebra 140 anos

Fernando Araújo

A Confraria do Bom Jesus de Braga vai celebrar os 140 anos do elevador do Bom Jesus com um programa de comemorações que se vai estender de 25 de março a 25 de setembro. O Elevador do Bom Jesus faz 140 anos, uma referência incontornável do Santuário, é um meio de transporte único, pioneiro, mítico, detentor de uma longevidade e autenticidade. Trata-se do primeiro a ser construído na Península Ibérica e o mais antigo do mundo em funcionamento com sistema de contrapeso de água.

O programa das comemorações inicia na sexta-feira, entre as 09:00 e as 18:00, com o Dia Livre, de acesso gratuito ao Elevador por parte de todos os visitantes e população bracarense.

Neste mesmo dia, pelas 18:00, realiza-se a Cerimónia de Abertura das Comemorações com a Inauguração da Exposição “Estância Elevada” no Centro de Memórias do Bom Jesus, permanecendo aberta até ao dia 25 de setembro.

No dia 7 de abril, pelas 18:00, haverá uma Conferência proferida por José Carlos Peixoto e subordinada ao tema “O Elevador do Bom Jesus e o advento dos Caminhos de Ferro em Portugal: Passado, Presente, Futuro e Sustentabilidade”. Este evento terá lugar também no Centro de Memórias do Bom Jesus.

No dia 18 de abril (Dia Mundial dos Monumentos e Sítios), pelas 10:00, com início junto ao Apeadeiro, realiza-se numa visita guiada ao Elevador do Bom Jesus orientada pelo seu diretor técnico, Fernando Mendes.

Entre os dias 2 e 31 de maio, decorrerá um Concurso de Fotografia em redor da temática “O Elevador do Bom Jesus”. Esta iniciativa será granjeada, posteriormente, com uma exposição online.

No dia 1 de junho (Dia Mundial da Criança), às 10:00, decorrerá uma visita guiada ao Elevador e à exposição “Estância Elevada” com as comunidades escolares (até ao 2º ciclo). No dia seguinte, 2 de junho, também às 10:00, nova visita, mas com as comunidades escolares do 3º ciclo ao secundário. Esta atividade requer marcação prévia por parte dos estabelecimentos de ensino que se queiram associar a esta iniciativa didática.

No dia 7 de julho, dia histórico para o Santuário do Bom Jesus, e no contexto de um programa mais vasto, assinala-se o 3º aniversário do Património Mundial UNESCO com uma visita guiada à Exposição “Estância Elevada”.

No dia 16 de setembro, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, haverá visitas guiadas à Exposição “Estância Elevada”.

No dia 25 de setembro será o encerramento das comemorações.

O programa das comemorações, dinâmico e ambicioso, vai permitir, durante 6 meses, colocar o elevador no calendário cultural da cidade de Braga.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS