Terça-feira, Maio 21, 2024
12.8 C
Braga
BragaBom Jesus de Braga organiza visita gratuita ao Coro Alto e...

Bom Jesus de Braga organiza visita gratuita ao Coro Alto e Torre Sineira

© Confraria do Bom Jesus do Monte

A Confraria do Bom Jesus de Braga, em colaboração com a Direção-Geral do Património Cultural e o ICOMOS, vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com uma visita gratuita ao Coro Alto e Torre Sineira, na terça-feira.

Segundo a Direção-Geral do Património Cultural, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios terá como tema “Património e Mudança”.

A Confraria do Bom Jesus do Monte decidiu acompanhar o tema com a visita ao Coro Alto e Torre Sineira no interior da Basílica, com o objetivo de “disponibilizar, a todos, o acesso de forma gratuita a um espaço onde é possível visitar um espólio diverso desde sinos do antigo carrilhão do Bom Jesus, algumas peças a eles ligadas que permitem conhecer a história do sino”. “Também é possível ver paramentaria e alfaias litúrgicas que enriquecem a experiência e o conhecimento sobre o Bom Jesus. A grande surpresa deste espaço é a vista inédita que o visitante tem sobre o Santuário, a cidade de Braga e a região a partir de um espaço único”, acrescenta.

O Cónego Mário Martins considera que “é um privilégio subir ao cimo da Torre Sineira e observar todo o maravilhoso e diverso património natural e cultural, deste local único, e que é uma oportunidade para refletir sobre um mundo em constante transformação e a necessidade de definir planos de ações que nos levem a uma ecologia integral. A Confraria do Bom Jesus tem seguido as orientações da encíclica Laudato Si, procurando um desenvolvimento mais responsável, combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. Durante este ano, até ao presente mês plantamos mais de 2000 árvores autóctones e esperamos plantar mais 3000 entre novembro e dezembro. No Bom Jesus. o Património será sempre um elemento de resiliência e estabilidade. Visitar o Bom Jesus do Monte é fazer uma experiência de espiritualidade e ao mesmo tempo usufruir de um espaço natural de beleza invulgar”.

A visita ao Coro Alto e Torre Sineira irá decorrer entre as 09:00 e as 16:30.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES