O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia da República apresentou um requerimento à Comissão Parlamentar de Saúde para uma audição do Conselho de Administração do Hospital de Braga sobre a atualização de remuneração e do horário de trabalho dos trabalhadores.
No documento entregue na Assembleia da República, o deputado Moisés Ferreira afirma que “há vários profissionais, entre eles assistentes operacionais, assistentes técnicos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e enfermeiros do Hospital, que não tiveram a atualização das suas remunerações e do seu horário de trabalho”.
O bloquista salienta que “a anterior gestão privada impôs aos trabalhadores salários mais baixos, alguns até abaixo do salário mínimo nacional para 35 horas de trabalho, e cargas horárias semanais mais elevadas, desvalorizou o valor do trabalho dos seus profissionais e pagava muito abaixo do praticado nos hospitais públicos”.
“As más práticas da gestão privada, nomeadamente as remuneratórias, devem fazer parte do passado, pelo que todos os profissionais do Hospital de Braga em gestão pública deveriam ter já começado a ser remunerados em conformidade. A passagem para a gestão pública tinha, e tem, como obrigação, corrigir estas situações e harmonizar remunerações e horários de trabalho com os que são praticados nos hospitais do SNS de gestão pública”, refere o deputado.
A proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda foi aprovada pela Comissão por unanimidade, sendo a audição agendada para breve.