Sexta-feira, Maio 20, 2022
15 C
Braga
InícioBragaBiblioteca Pública de Braga comemora Dia Mundial do Livro com várias atividades

Biblioteca Pública de Braga comemora Dia Mundial do Livro com várias atividades

© CM Braga

A Biblioteca Pública de Braga realiza de 19 a 23 de abril várias atividades para assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. O programa inclui oficinas, duas exposições com visita guiada, oferta de livros e almoço no jardim. A iniciativa visa ainda aproximar a BPB dos seus públicos, vincando o lema “Uma biblioteca para todos”. A entrada é livre, sendo as inscrições em algumas atividades feitas pelo telefone 253601180 ou pelo e-mail [email protected].

Qual é o circuito do livro desde que entra na biblioteca até ser consultado ou requisitado? Os curiosos vão poder fazer esse percurso no dia 20, às 12:30, ou no dia seguinte, às 16:30. E quem pretende aprender a proteger e cuidar dos livros, tem uma sessão no dia 20, às 15:00. Já a outra oficina prevista vai mostrar como utilizar com eficácia os recursos e serviços da Biblioteca Pública de Braga (dia 19, às 17:00; e dia 22, às 12:30).

Em paralelo, está patente no átrio da biblioteca a exposição documental “A Crise Académica de 1962”, evocando os 60 anos de um dos principais movimentos contra o Estado Novo. E no acesso à sala de leitura pode ver-se, até 6 de maio, a exposição “A microcensura nos livros de Medicina”, com obras dos séculos XVI e XVII, do espólio da BPB, que apresentam diversas partes retiradas ou rasuradas. Ambas as mostras têm visitas guiadas, respetivamente, no dia 22, às 12:00 e no dia 28, às 17:00.

Além disso, convidam os cidadãos a levar o seu almoço e a desfrutá-lo no bucólico jardim interior da Biblioteca Pública de Braga, acompanhados de um livro ou uma revista. Há igualmente um banco de ofertas de documentos duplicados do acervo da BPB. Quem pretender algum desses volumes, basta estar registado como leitor ou fazê-lo gratuitamente.

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é celebrado a 23 de abril, por deliberação da UNESCO em 1995, evocando o dia de falecimento de escritores como Cervantes e Shakespeare. O objetivo é reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS