
O melhor da gastronomia de Barcelos vai estar nas mesas dos restaurantes do concelho, de 7 a 16 de março, na Semana Gastronómica do Galo, que compreende o Fim de Semana do Galo e o Fim de Semana dos Rojões e das Papas de Sarrabulho à moda de Barcelos, pratos identitários da gastronomia local.
O Galo é primeiro prato a ser servido. De de 7 a 9 de março, nos 34 restaurantes aderentes a esta iniciativa do Município, o galináceo vai à mesa na sua forma gastronómica mais tradicional, “à Moda de Barcelos”, recheado, assado e acompanhado com batatas e arroz. Para outros gostos e palatos, há as opções do arroz pica no chão, do galo estufado, ou do galo à Primavera acompanhado com o tradicional arroz de merendeiro.
Já no segundo fim de semana, de 14 a 16 de março, os Rojões e as Papas de Sarrabulho à moda de Barcelos estão em destaque nos 40 restaurantes participantes.
Esta iniciativa, além de dar a provar os sabores com tradição, pretende também promover experiências do mundo rural ligadas ao vinho e ao turismo no espaço rural, associando gastronomia, cultura e tradições. Paralelamente às Semanas Gastronómicas, a Câmara Municipal desenvolve um programa de animação que inicia no dia 8, às 10:30, com uma Arruada pelo Rancho Folclórico de Santa Eulália de Oliveira, no Centro Histórico de Barcelos. No dia 9, das 08:30 às 13:00, está de volta o programa Caminhar para conhecer Barcelos, com o “PR5 BCL – No Trilho da Sra. da Consolação às margens do Cávado”, que irá percorrer as freguesias de Fornelos, Vila Seca e Gilmonde. A inscrição para esta atividade é obrigatória aqui.
No dia 14 de março, às 19:00, na Galeria Municipal de Arte, é a vez das “Conversas Vínicas”.
No dia 15 de março, a manhã inicia com uma Arruada pelo Rancho Folclórico do Centro Social de Aguiar, no Centro Histórico de Barcelos. Às 14:00, é a vez da “Rota do Vinho e da Vinha”, com visita à Casa de Paços, em Rio Covo Santa Eulália e Quinta Santa Comba, na Várzea.