Terça-feira, Abril 23, 2024
15.3 C
Braga
AtualidadeSaúdeBarcelos vai criar Rede Municipal de Saúde Mental

Barcelos vai criar Rede Municipal de Saúde Mental

© CM Barcelos

Barcelos vai criar a Rede Municipal de Saúde Mental. O primeiro passo foi dado esta sexta-feira com a realização de uma reunião no Auditório Municipal, onde estiveram presentes vários parceiros do Município, desde Juntas de Freguesia, Forças de Segurança e IPSS.

Na abertura da sessão, o vereador da Ação Social, António Ribeiro, salientou que “temos no concelho um grande número de respostas desde a infância aos mais velhos, mas, apesar disso, sabemos que muitas pessoas não têm acesso a cuidados adequados de saúde mental, pelos mais diversos motivos. A criação desta rede de saúde mental, a primeira no nosso país, permitirá concretizar atividades de prevenção, educação e sensibilização”.

António Ribeiro acrescentou que “a criação desta rede será um passo importante porque permitirá promover uma abordagem proativa e preventiva em relação à saúde mental, contribuindo para a redução dos estigmas associados aos distúrbios mentais e, ao mesmo tempo, aumentando a consciencialização sobre a importância dos autocuidados”.

Na sessão, Miguel Durrães, coordenador do desenvolvimento do plano de ação aprovado, fez uma apresentação do projeto, dos objetivos e dos passos necessários para “a criação de sinergias e partilha de experiências, com vista ao desenvolvimento de um trabalho consistente e profícuo”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES