Sexta-feira, Abril 12, 2024
20.5 C
Braga
RegiãoBarcelosBarcelos serve galo, rojões e papas de sarrabulho

Barcelos serve galo, rojões e papas de sarrabulho

© CM Barcelos

O melhor da cozinha de Barcelos vai estar nas mesas dos restaurantes do concelho, de 8 a 17 de março, no âmbito da Semana Gastronómica do Galo, que compreende o Fim de Semana do Galo e o Fim de Semana dos Rojões e das Papas de Sarrabulho à moda de Barcelos.

O primeiro prato a ser servido, de 8 a 10 de março, nos 40 restaurantes aderentes a esta iniciativa do Município, é o Galo, apresentado à mesa na sua forma gastronómica mais tradicional, “à Moda de Barcelos”, ou seja, recheado, assado e acompanhado com batatas e arroz. Mas também pode usufruir do arroz pica no chão, do galo estufado, ou do galo à Primavera acompanhado com o tradicional arroz de merendeiro.

Já no segundo fim de semana, de 17 a 19 de março, os Rojões e as Papas de Sarrabulho à moda de Barcelos estão em destaque nos 40 restaurantes participantes.

Esta iniciativa, além de dar a provar os sabores com tradição, pretende também promover experiências do mundo rural ligadas ao vinho e ao turismo no espaço rural, associando gastronomia, cultura e tradições. Assim, paralelamente às Semanas Gastronómicas, a Câmara Municipal desenvolve um programa de animação que inicia no dia 9, às 10:30, com uma Arruada pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo de Rio Côvo Santa Eugénia, no Centro Histórico de Barcelos. Às 14:00, é a vez da “Rota Criativa do Vinho e da Vinha”, com visita ao Vinho TAU!, em Fonte Coberta. As inscrições são grátis e limitadas até 2 de março para [email protected] ou 253 811 882.

No dia 15 de março, às 19:00, no Café-Concerto do Theatro Gil Vicente, é a vez de Conversas Vínicas. As inscrições são grátis e limitadas até 2 de março para [email protected] ou 253 811 882.

No dia 16 de março, a manhã inicia com uma Arruada pelo Grupo de Danças e Cantares de Barcelos, no Centro Histórico de Barcelos.

O programa de animação da Semana Gastronómica encerra no dia 17 de março, com o programa Caminhar para conhecer Barcelos “PR4 BCL – Trilho da Poças”, que irá percorrer as freguesias de Creixomil e Mariz, mas também uma pequena parte da U.F de Tamel Sta. Leocádia e Vilar do Monte. A inscrição é obrigatória e limitada para [email protected] ou 253 811 882.

Restaurantes aderentes

Abel Martins (Várzea); Alma dos Reis (Igreja Nova); Ávila (Vila Seca); Babette (Barcelos); Bagoeira (Barcelos); Belchior (Campo); Belo Horizonte (Rio Côvo Sta. Eulália); Bom Gosto (Arcozelo); Cantinho D’Armanda (Silva); Casa dos Arcos (Barcelos); Casa Eduardo (Milhazes); Casa Sêmea (Arcozelo); Chuva (Barcelinhos); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Dom Carlos (Silva); Faty Ferros (Arcozelo); Fina Mesa (Grimancelos); Furna (Barcelos); Galliano (Barcelos); Gosto Muito (Barcelos); Manjar das Estrelas (Várzea); Maria de Medros (Barcelinhos); Messias (Galegos S. Martinho); Muralha (Barcelos); Os Mouros (Arcozelo); Pedra Furada (Pedra Furada); Restaurante Pérola (Barcelos); Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde); Rústico (Mariz); Solar das Fontes (Várzea); Sonho do Cávado (Manhente); Taberninha O Chico (Perelhal); Taberna do Armindo (Remelhe); Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo); Taberna Lopes (Gilmonde); Tasca da Ponte (Barcelinhos); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Três Marias (Barcelos); Tropical (Várzea); e Vera Cruz (Barcelos).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES