Quinta-feira, Junho 20, 2024
18.9 C
Braga
RegiãoBarcelosBarcelos prepara Plano Municipal de Ação Climática

Barcelos prepara Plano Municipal de Ação Climática

Ambiente.

© CM Barcelos

Decorreu, esta manhã, no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, uma sessão de apresentação de resultados e sugestões adicionais de medidas de mitigação e adaptação especificamente direcionadas para o Município de Barcelos, por parte de uma equipa técnica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no âmbito da elaboração do Plano Municipal de Ação Climática (PMAC).

Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, salientou que “já não temos tempo de apostar na mitigação, mas temos a obrigação de criar medidas fortes para combater as alterações climáticas”. Reforçando a importância destas reuniões de trabalho, o autarca fez saber que somos das primeiras autarquias a ter esta profundidade numa temática tão importante nas nossas vidas, lançando um repto: “não podemos olhar para este tema dois dias por ano, temos de estar implicados sempre”, disse.

Estas sessões assinalam o processo participativo entre o Município e as partes interessadas da sociedade civil, nomeadamente os parceiros sociais e económicos locais, no âmbito da elaboração do PMAC, um documento estratégico que definirá as políticas a médio e longo prazo, na gestão das questões das alterações climáticas e neutralidade carbónica.

Os PMAC constituem um novo instrumento da política climática que cabe à Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., propor, desenvolver e acompanhar a execução das políticas de ambiente, nomeadamente no âmbito do combate às alterações climáticas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES