Domingo, Junho 23, 2024
28.4 C
Braga
RegiãoBarcelosBarcelos organizou Encontro de Ucranianos

Barcelos organizou Encontro de Ucranianos

© CM Barcelos

Música, dança, poesia, pintura, fotografia e confraternização marcaram o Encontro de Ucranianos, que decorreu, este domingo, no Pavilhão Municipal do Parque da Cidade de Barcelos.

Promovido pelo Município no âmbito de uma candidatura ao projeto FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração –, o encontro reuniu centenas de ucranianos, oriundos de diversos concelhos de várias regiões do país.

Durante a sessão, o vereador da Ação Social, António Ribeiro, fez questão de enaltecer a “coragem do povo ucraniano e a presença de representantes de diferentes regiões do país”. “A vossa presença é um testemunho de força e do espírito unido da comunidade ucraniana em Portugal. Cada um de vocês traz consigo uma lição de vida. Muitos enfrentaram situações de conflito e instabilidade e tomaram a difícil decisão de deixar para trás tudo o que conheciam. Essa coragem é verdadeiramente admirável”, sublinhou António Ribeiro.

Inicialmente previsto para se realizar ao ar livre, no Parque da Cidade, devido às condições climatéricas adversas, o evento foi deslocado para o interior do Pavilhão Municipal, onde decorreram todas as atividades.

O programa, preparado em articulação com a Associação “Somos Ucrânia”, contou com a atuação do Grupo Classe Estrelinhas da Escola de Dança da Associação de Moradores da Quinta da Carreira; a interpretação de música ucraniana pelo Conservatório de Música de Barcelos: Vocal Ensemble, com a Prof. Oleksandra Stepanska; um momento musical por Nataliya Stepanska, com acompanhamento ao piano por Oleksandra Stepanska. Houve ainda tempo para ver a atuação do grupo Rayvan, a declamação de um poema por Bikova Valentina, em homenagem à língua ucraniana, a que se seguiu a atuação do Grupo Partilha Magnífica, da Associação de Imigrantes da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

O encontro terminou com uma homenagem ao combatente ucraniano, através da exibição de um vídeo e a declamação de um poema por Nina Petko, culminando com todos a cantar o Hino ucraniano.

Esta iniciativa, promovida pelo Município de Barcelos, conta com o financiamento do Programa Nacional do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração – FAMI 102 e visa fomentar a integração da comunidade ucraniana que chegou a Portugal após a invasão russa do seu território.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES