Domingo, Outubro 17, 2021
20 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosBarcelos distinguido com prémio nacional “Mobilidade em Bicicleta”

Barcelos distinguido com prémio nacional “Mobilidade em Bicicleta”

© CM Barcelos

O Município de Barcelos recebeu, esta segunda-feira, o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, na categoria “Autarquias e Freguesias”.

O galardão é atribuído, desde 2006, pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), entidade corresponsável, juntamente com a sua congénere espanhola e a Câmara Municipal, pelo XVII Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade – A Era da Infraestrutura”, que aconteceu em Barcelos, no início de junho, e que juntou mais de 50 oradores internacionais, numa troca de experiências e partilha de boas práticas relativas à mobilidade sustentável e, em particular, à mobilidade ciclável.

A cerimónia de entrega do prémio aconteceu no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras, Lisboa, e inseriu-se na Semana Europeia da Mobilidade, este ano, dedicada ao tema “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde”.

“O prémio procura reconhecer publicamente o contributo de entidades ou individualidades que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste modo de transporte não motorizado”, descreve a FPCUB.

Tal como o Congresso Ibérico ocorrido em Barcelos, também o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” contou com o alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com a presença do secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro.

O prémio é o reconhecimento do esforço feito pelo Município de Barcelos na promoção da mobilidade ciclável no concelho, que teve a sua primeira grande referência em 2018, com a criação do Barcelos Bus, o primeiro transporte público urbano em Barcelos, que contempla atualmente duas linhas, mas que, futuramente, irá aumentar a sua área de abrangência, passando a funcionar com cinco linhas.

A par do Município de Barcelos, foi também distinguido o IPCA, na categoria “Instituições de Ensino”, destacando-se o projeto “U-Bike IPCA”, com a disponibilização de 130 bicicletas à comunidade académica. Ao todo, foram galardoadas 15 instituições e personalidades.

Entretanto, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, o Município de Barcelos volta a promover, juntamente com a Agência Portuguesa do Ambiente, entre os dias 16 e 22 de setembro, um conjunto de iniciativas sob o lema “Mova-se de forma sustentável. Seja Saudável”, com o objetivo de promover hábitos mais saudáveis.

A iniciativa compreende um conjunto de atividades, como a disponibilização de trotinetes elétricas e de bicicletas em vários pontos da cidade e a possibilidade de usar o Barcelos Bus de forma gratuita entre os dias 16 e 22 de setembro. No último dia, “Dia Europeu sem Carros”, a Avenida da Liberdade estará cortada ao trânsito automóvel, entre as 9:00 e às 18:00.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS