Sábado, Julho 20, 2024
21.2 C
Braga
RegiãoBarcelosBarcelos cria Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo

Barcelos cria Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo

DR

O concelho de Barcelos passa a dispor, a partir e hoje, de um Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo, uma estrutura que envolve 16 entidades e cujas finalidades são realizar e atualizar o diagnóstico local sobre o fenómeno das pessoas em situação de sem-abrigo, identificar e mobilizar recursos necessários à resolução do problema, elaborar um Plano de Açã, e desenvolver as respetivas intervenções.

Na sessão de assinatura da criação deste núcleo, o presidente da Câmara Municipal assinalou a importância do momento, elucidando que “a formalização desta estrutura através de protocolo vai reforçar o trabalho que já vem sendo desenvolvido no terreno, congregando parceiros que são extremamente importantes neste processo”.

Mário Constantino sublinhou a importância do trabalho em rede e assegurou que “Barcelos pretende ser dos primeiros concelhos a deixar de ter sem-abrigo nas ruas, conferindo dignidade e condições mínimas a essas pessoas”.

Na sessão, esteve também presente o vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Segurança Social e ex-Coordenador para a Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. Henrique Joaquim disse ser “possível atenuar este fenómeno e devolver as pessoas à vida digna e ativa. Mesmo nos casos mais difíceis e complicados haverá sempre a possibilidade de uma solução”.

Após a constituição do Núcleo  Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Barcelos, Henrique Joaquim deu uma formação de informação e sensibilização relativa a este tema.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES