Domingo, Maio 16, 2021
14.4 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosBarcelos associa-se à iniciativa “Abril: Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

Barcelos associa-se à iniciativa “Abril: Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

CM Barcelos

“Serei o que me deres… que sejam livros” é o mote de um conjunto de iniciativas que o Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal, está a desenvolver ao longo de todo o mês, no âmbito da campanha “Abril, mês da prevenção dos maus-tratos na infância”.

A decorrer até ao final do mês, entre as atividades propostas está “Um laço… um livro”, que convida a população a oferecer à Biblioteca Municipal um laço azul com uma mensagem alusiva à temática. Em troca, leva para casa um livro.

Destinadas a toda a família, existem mais duas iniciativas na Biblioteca Municipal: a exposição “Livros que fazem bater o coração” e “Sacos andarilhos”. Trata-se de um conjunto de dez sacos com uma seleção de cinco livros e um DVD. Cada saco é referente a uma temática, desde a família aos afetos, para ser trabalhada entre pais e filhos.

A iniciativa, desenvolvida em colaboração com a CPCJ de Barcelos, as Bibliotecas Escolares e as escolas do concelho, conta, ainda, com a inauguração do painel “Olhares sobre os nossos direitos”, no Centro Escolar de Barqueiros, dia 27, às 15:00. Será divulgado, também, o filme “Os direitos no olhar de uma criança”, baseado em testemunhos de alunos, que revisitaram os sete painéis anteriormente colocados em Agrupamentos Escolares do concelho.

Para o Dia Mundial do Livro, 23 de abril, às 10:00, está reservada a apresentação do livro “Ailé! Ailé! Zeca contado e cantado”, com José Fanha e Daniel Completo. No mesmo dia, com sessões às 14:30 e às 18:00, será lançado o livro “Uma Caneca Mágica: Conto Redondo”, nascido do projeto Canecas, da EB Rosa Ramalho. Antes, dia 14, às 10:00, haverá uma conversa com a escritora Manuela Mota Ribeiro. Todas as iniciativas irão acontecer em formato digital.

O programa conta também com duas conferências: “O que me faz crescer”, com Inês Poeiras, da Associação Caminhos da Infância, dia 22, às 18:00, e “Políticas de Prevenção e Proteção de Risco Infantil em Tempos Pandémicos”, com Manuel Sarmento, investigador do Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho, dia 26, às 18:00. Estas iniciativas também serão via ZOOM e as inscrições poderão ser efetuadas em [email protected].

Ao longo do mês, acontecem também jogos de tabuleiro e o ateliê “ A Cruzada das Crianças”, baseado no livro de Afonso Cruz, na Biblioteca Municipal, e sessões de cinema pela ZOOM – CineClube de Barcelos.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS