Terça-feira, Maio 28, 2024
28.2 C
Braga
RegiãoBarcelosBarcelos apoia jovens na transição para a vida ativa

Barcelos apoia jovens na transição para a vida ativa

© CM Barcelos

ealizou-se, na passada sexta-feira, no auditório dos Paços do Concelho de Barcelos, a segunda edição da Skill Up – Capacitação, Emprego e Empreendedorismo, uma iniciativa promovida pelo Município de Barcelos, através dos pelouros da Educação e Juventude.

O evento, que se desenvolveu em duas sessões com casa cheia, tem como objetivo apoiar os jovens barcelenses em situação de transição para a vida ativa, potenciando as suas capacidades e eliminando barreiras à concretização dos seus projetos de vida.

Esses mesmos objetivos foram sublinhados pela vereadora da Educação e Juventude, Mariana Carvalho, quando afirmou que a iniciativa “pretende aproximar os jovens do concelho do mercado de trabalho ou motivá-los para o empreendedorismo e para a continuidade de estudos”. Segundo a vereadora, “aquilo que nós queremos no concelho de Barcelos, e tudo faremos para o conseguir, é, em cooperação com as escolas do concelho, eliminar os jovens nem-nem, como são designados aqueles que não estudam nem trabalham”.

No decorrer da sessão da manhã, depois do presidente, Mário Constantino, ter dado as boas-vindas aos participantes, Maria Pintado apresentou os temas “Competências de comunicação para uma audiência” e “Dicas para apresentares o teu Pitch”.

Na sessão da tarde, desenvolveu-se o tema “Faz-te à Vida!” com a participação dos jovens empreendedores João Dantas (Comediante), André Santos (Chef do Restaurante O ÀS), Daniel Sousa (Treinador do Gil Vicente F.C.) e Jéssica Silva (Médica de Clínica Geral e Saúde Familiar).

No encerramento, a vereadora Mariana Carvalho agradeceu ao painel de oradores os ensinamentos prestados e enalteceu a participação das muitas dezenas de jovens que assim mostraram interesse em melhorar as suas ferramentas e estratégias no que respeita à empregabilidade e ao empreendedorismo.

A Skill Up, que pretende articular as ofertas das entidades públicas e privadas no processo de transição escola-vida ativa, vai ter um segundo evento, a realizar em outubro, para que os jovens possam ter contacto direto com o mundo empresarial, numa ação que vai ser desenvolvida, tal como o ano passado, em estreita colaboração com outras entidades do concelho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES