
As Festas da Cidade e Gualterianas, que ocorrem entre os dias 26 de julho e 5 de agosto, em Guimarães, vão contar com os concertos de Bárbara Tinoco, Fernando Daniel e Zé Amaro.
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destacou o investimento cultural do executivo, defendendo que as Festas Gualterianas representam o “ponto mais alto da dimensão popular de Guimarães”.
Para o autarca, “o esforço comunitário na afirmação cultural de Guimarães transformou-se numa referência europeia”, e estas festas são o “apogeu desta dimensão cultural”, combinando cultura popular, tradições e novas expressões artísticas para abrir caminhos futuros.
Paulo Lopes Silva, vereador e presidente da direção d’A Oficina, revelou as novidades da edição deste ano, que contará com a participação do grupo de concertinas “Amigos do Toural”. Esta edição “centraliza os grandes momentos da festa no Toural”, que terá DJ sets após os concertos para continuar a festa. O despique de bandas e o festival de folclore passam para o Largo da Misericórdia, enquanto a Praça Alimentar, no Largo Condessa do Juncal, contará com animação própria.
Contudo, a grande novidade das Gualterianas era o terceiro nome que completaria o cartaz, com Fernando Daniel e Zé Amaro já anunciados na apresentação do Verão em Guimarães. É Bárbara Tinoco que, a 3 de agosto, sobe ao palco no Largo do Toural.
Catarina Pereira, diretora artística da Casa da Memória de Guimarães, destacou o aumento das inscrições para a Feira de Artesanato, atingindo 40 expositores.
José Pontes, presidente da direção da Associação Artística da Marcha Gualteriana, anunciou a participação de nove carros alegóricos no desfile do dia 5 de agosto, que incluem temáticas como Cidade, Camões, Criança, 30 anos da Tuna Afonsina, 100 anos do CNE em Guimarães, 30 anos da UNAGUI, Action Man, Guerra dos Tronos e 25 de Abril.