“Fénix – Filigrana sonora com registos em memória” é o nome do trabalho discográfico que a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso apresentou no dia 25 de abril, no âmbito das comemorações dos 175 anos da Revolta da Maria da Fonte, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove no decorrer do ano 2021.
Avelino Silva, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, esteve presente neste momento que visou homenagear, lembrar e perpetuar a heroína da Póvoa de Lanhoso, a Maria da Fonte.
A apresentação teve início pelas 11:00, tendo contado com transmissão em direto através do facebook do município da Póvoa de Lanhoso.
Na coletânea, a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso efetuou registos do Hino do Minho ou da Maria da Fonte (de Ângelo Frondoni), de entre os quais o primeiro da versão original letrada por Paulo Midosi na passagem dos 175 anos da sua estreia (1846) identificado na Biblioteca Nacional, e do qual ainda não existia qualquer registo áudio, com interpretação por solista Soprano. Neste trabalho discográfico existem ainda registos artísticos, alguns com relevância local (inéditos).
As reservas deste CD poderão ser realizadas contactando os serviços administrativos dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso ou então através do e-mail [email protected] ou acedendo ao Facebook da banda.