
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, enquanto relator do Comité das Regiões Europeu, defendeu uma maior cooperação entre os diferentes níveis de governação como elemento fundamental para “reforçar a preparação, defesa e segurança da Europa”.
A intervenção decorreu ontem, na reunião da Comissão ECON do Comité das Regiões, realizada em Klagenfurt, na Áustria, onde o edil apresentou o parecer sobre a “Preparação Europeia para a Defesa 2030”, que viria a ser aprovado por grande maioria pelos membros da comissão.
“Este relatório surge numa altura crucial para a União Europeia, que tem vindo a discutir uma maior integração das políticas de defesa e um aumento da despesa militar. A ameaça russa a leste e os novos perigos que surgem nas fronteiras da União Europeia exigem de todos um maior comprometimento político e financeiro”, refere.
Ricardo Rio destacou “o papel estratégico que as regiões e cidades desempenham nesta matéria, devido à sua proximidade com os cidadãos, ao contacto directo com o tecido empresarial e académico e à articulação com os serviços de protecção civil”. “As autoridades locais e regionais não são apenas executantes das políticas europeias. São, acima de tudo, actores estratégicos no desenho do futuro da Europa”, frisou.
O parecer aprovado propõe medidas concretas para “reforçar a base industrial e tecnológica da defesa europeia, nomeadamente a criação e reforço de clusters locais e regionais de defesa para potenciar a interoperabilidade; a integração de pequenas e médias empresas no ecossistema industrial europeu de defesa, e a viabilização de mecanismos de aquisição conjunta de equipamentos e tecnologias”.
Além de apoiar um orçamento europeu “ambicioso” para a defesa, o parecer de Ricardo Rio sublinha “a importância de salvaguardar a coesão e a estabilidade das regiões que acolhem capacidades industriais críticas”. Este relatório surge em resposta de um pedido da Comissão Europeia para as autoridades locais e regionais se pronunciaram sobre a nova estratégia de defesa da União Europeia.