
A Braga Ciclável decidiu lançar uma petição dirigida à Assembleia Municipal e ao Executivo Municipal de Braga por uma maior segurança nas avenidas e ruas da cidade.
Esta iniciativa surgiu após a associação não ter tido resposta a uma carta aberta, assim como pela “ausência de ações que garantam segurança”.
A petição, que pede medidas concretas e imediatas ao Município, independentemente de projetos que venham a ser concretizados no médio prazo, visa “salvar vidas”. As medidas solicitadas, que vão desde maior fiscalização da velocidade praticada, até intervenções táticas que podem levar a ganhos imediatos de segurança, são de “implementação rápida e de baixo custo”.
A associação Braga Ciclável quer que sejam “criadas condições de segurança para as pessoas andarem a pé e de bicicleta, e reduzir o risco e a gravidade da sinistralidade em Braga”.
“Os números de sinistralidade rodoviária e de atropelamentos no concelho e na cidade de Braga leva à necessidade e responsabilidade do Município em atuar para reduzir a sinistralidade e reduzir a gravidade dos sinistros, evitando a repetição de sinistros e o acumular de mortos e de feridos”, refere a associação.
A petição pode ser consultada aqui.