
A AEB – Associação Empresarial de Braga tem inscrições abertas para estudantes com o 9.º ano interessados em completar o ensino secundário através dos cursos de aprendizagem. O objetivo é acolher no próximo ano letivo mais de 80 novos alunos para os cursos de mecatrónica automóvel, informática, cozinha/pastelaria e restaurante/bar.
Os cursos de aprendizagem são um percurso formativo de ensino secundário que prepara os jovens para uma mais fácil e qualificada inserção no mercado de trabalho, permitindo-lhes ao mesmo tempo o acesso a estudos superiores. Com uma duração de cerca de dois anos e meio, os cursos de aprendizagem realizam-se em regime de alternância, o que significa que parte da formação decorre na entidade formadora e outra parte em contexto de trabalho, em empresas indicadas pela Associação Empresarial de Braga.
O IEFP é a entidade gestora e promotora dos cursos de aprendizagem em Portugal, cabendo às entidades formadoras externas acreditadas a nível regional, como a AEB, desenvolver os cursos a iniciar até 15 de outubro de 2021.
Ao longo do curso, os jovens que frequentam os cursos de aprendizagem recebem mensalmente apoios sociais e uma bolsa de profissionalização.
Questionado sobre a importância desta oferta formativa para o tecido empresarial da região, o diretor-geral da Associação Empresarial de Braga, Rui Marques, referiu que este reforço da habitual oferta anual de cursos de aprendizagem da AEB é “uma excelente oportunidade para formar jovens qualificados em áreas de elevada prioridade para as empresas e economia da região, permitindo ajudar a colmatar as atuais lacunas entre a oferta e a procura de profissionais qualificados”.
“Numa economia em permanente mudança, fortemente marcada por avanços tecnológicos e maiores exigências ao nível do desempenho profissional, é essencial preparar técnicos qualificados que respondam às necessidades das empresas”. Esta constatação e desígnio justificam a aposta da Associação Empresarial de Braga em cursos técnicos em áreas chave para o desenvolvimento da economia regional, como são as atividades económicas e profissões ligadas aos setores da reparação automóvel, das tecnologias de comunicação e informação, da hotelaria, restauração e serviços similares.
Mais informações aqui.