Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.8 C
Braga
EducaçãoAssociação Académica da UMinho recebe novos estudantes com programa de boas-vindas

Associação Académica da UMinho recebe novos estudantes com programa de boas-vindas

© UMinho

A Universidade do Minho (UMinho) abriu hoje portas a cerca de 3000 novos alunos, vindos do Norte, Centro, Sul, ilhas e ainda de outros países.

O Acolhimento e Integração destes estudantes são uma prioridade para a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), de forma a tornar a Academia Minhota “a casa de cada um deles” e facilitar o processo de integração.

Desta forma, nos dias 6 e 7 de setembro terá lugar um programa de boas-vindas, repleto de atividades de inclusão pela nova casa, com iniciativas de cariz cultural, desportivo e recreativo, tendo como mote “UMundo à tua espera!”.

O tradicional GPS pelos Campi está de regresso, para desvendar os cantos da Academia Minhota aos novos estudantes, no dia 6 de setembro. Simultaneamente, os recém-chegados serão acolhidos pelas suas Escolas e Instituições e conhecerão os Núcleos dos seus cursos. Tudo isto decorrerá através de um percurso orientado por Embaixadores UMinho, alunos de anos avançados, que vão dar a conhecer os serviços essenciais dos Campi, bem como as diversas atividades da AAUMinho.

Os alunos de Erasmus também serão rececionados, através do Welcome Day, composto por atividades lúdicas e de apresentação, no dia 6 de setembro.

O dia 7 de setembro terá como palco de fundo os Jardins da Lola, em Guimarães. O segundo dia de Acolhimento iniciar-se-á com um almoço diferenciado, um Piquenique de comemoração dos 50 anos da UMinho, que contará com a presença do reitor da Universidade, Rui Vieira de Castro, e da presidente da AAUMinho, Margarida Isaías.

Após a sessão de boas-vindas, será o momento dos diferentes grupos de alunos organizados em Secções e Delegações se apresentarem aos novos académicos. Através da Mostra Associativa será promovido, desde o início do percurso, o envolvimento estudantil no associativismo.

O pôr do sol será marcado pelo envolvimento na cultura e tradições académicas, através do Sunset Cultural. O Sarau Cultural decorrerá num novo formato, juntando todos os grupos numa única festa, onde se vão dar a conhecer aos recém-chegados, quer através das suas atuações, como de barraquinhas que eles mesmos estarão a administrar. O momento lúdico também decorrerá nos Jardins da Lola, com entrada gratuita, a partir das 19:00.

A atividade desportiva estará em evidência em mais uma edição do Caloiro de Molho, nas Piscinas da Rodovia, em Braga, no dia 20 de setembro. A tarde dessa quarta-feira académica será marcada por vários desafios aquáticos e momentos de convívio, lazer e partilha.

O Acolhimento’23 encerrará as suas atividades, com a tradicional Receção ao Caloiro, na cidade de Guimarães. Além dos concertos e momentos recreativos no Multiusos de Guimarães, a componente cultural também se mantém presente com as Serenatas Velhas e a Latada, em mais momentos de integração aos recém-colocados.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES